• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 11:37:42 -03

    Caricaturista francês Jean Mulatier defende humor equilibrado

    IVAN FINOTTI
    DE SÃO PAULO

    23/08/2017 02h07

    Jean Mulatier/Divulgação
    Caricatura do ator Gérard Depardieu
    Caricatura do ator francês Gérard Depardieu assinada por Jean Mulatier

    Um dos três convidados internacionais do 44º Salão de Humor de Piracicaba (a 160 km de SP), o caricaturista francês Jean Mulatier parece ir contra o senso comum de que o humor deve ser o mais combativo possível, especialmente após o ataque contra a redação do jornal "Charlie Hebdo" em Paris, em janeiro de 2015.

    "Sei que não estou sendo politicamente correto, mas há um equilíbrio que deve ser buscado", afirmou nesta segunda (21), em entrevista à Folha. Mulatier, 69, era amigo de três dos cinco cartunistas mortos no ataque terrorista, Cabu, Tignous e Wolinski.

    "Creio que devemos dizer o que pensamos, mas de uma forma nem muito forte nem muito leve. Desde que somos seres transmissores, temos uma responsabilidade de pensar cada palavra, o mesmo num desenho."

    Mulatier terá a oportunidade de voltar ao tema na manhã desta quarta (23), em evento gratuito no Mackenzie, onde falará sobre o tema "Humor Gráfico nos Jornais do Mundo".

    Também participam da conversa os outros caricaturistas convidados do Salão de Piracicaba de 2017, o mexicano Arturo Kemchs e o colombiano Raul Zuleta.

    O salão abre no sábado (26) e segue até 12/10, com uma série de exposições, workshops e lançamentos de obras, além de uma mostra competitiva que vai premiar trabalhos inscritos em categorias como cartum, tiras, charge e caricatura. Serão distribuídos R$ 55 mil entre os vencedores.

    Entre as mostras programadas em Piracicaba, três são dos estrangeiros e duas, de artistas do quadro fixo da Folha: Mariza Dias Costa, que ilustra a coluna de Contardo Calligaris, às quintas-feiras na última página da "Ilustrada", e João Montanaro, que assina o cartum da página 2 do jornal às segundas-feiras.

    CARNAVAL

    Esta não é a primeira vez que Jean Mulatier vem ao Brasil. Ele esteve aqui há exatos 40 anos, em 1977, quando resolveu tirar um ano sabático para viajar pelas Américas. Também fotógrafo, o francês planejava captar imagens desde a Argentina até o Canadá.

    "Cheguei ao Rio de Janeiro para passar alguns dias. Planejava fotografar o Carnaval de 1977. Mas me apaixonei pela cidade. E pela repórter do jornal que veio me entrevistar." A paixão rendeu uma estadia de seis meses, nos quais Mulatier registrou, entre outras coisas, a construção do metrô na zona sul do Rio de Janeiro. "Não sei bem onde estão essas fotos", lamenta.

    Naquela ocasião, para ajudar a custear o resto da viagem, ele conta ter feito uma caricatura do então presidente Ernesto Geisel a pedido de um jornal carioca. "Entreguei o desenho e viajei em seguida. As coisas não estavam tranquilas no Brasil."

    Desta vez, o artista pretende ir a Salvador para fotografar "as casas coloridas" do Pelourinho.

    O HUMOR GRÁFICO NOS JORNAIS DO MUNDO
    QUANDO quarta (23), às 10h
    ONDE Centro Histórico da Universidade Mackenzie (r. Itambé, 135, prédio 1, Higienópolis)
    QUANTO grátis

    44º SALÃO DE HUMOR DE PIRACICABA
    QUANDO de 26/8 a 12/10
    ONDE Parque Engenho Central (av. Maurice Allain, 454, Piracicaba, SP, tel. 19-3403-2620)
    QUANTO grátis

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024