• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 19:10:41 -03

    Festival Internacional de Curtas exibe grátis filmes de 55 países em São Paulo

    PRISCILA CAMAZANO
    DE SÃO PAULO

    23/08/2017 02h00

    Divulgação
    Cena de 'Aux Quatre Coins' (Aos Quatro Cantos, 1949), de Jacques Rivette, homenageado no Festival de Curtas de 2017
    Cena de 'Aux Quatre Coins' (Aos Quatro Cantos, 1949), de Jacques Rivette, homenageado no festival

    Com o tema "Humor em Tempos de Cólera", a 28ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens chega a São Paulo nesta quarta (23) e segue até domingo (3/9).

    Ao todo, 365 curtas de 55 países integram o evento, divididos em três partes: mostras (internacional, latino-americana e brasileira), programas especiais, como a mostra infantojuvenil, e atividades paralelas, que incluem debates e workshops.

    As sessões, gratuitas, serão exibidas em seis locais (MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp e CCSP), além de 17 outras salas que integram o Circuito SPCine.

    Os homenageados desta edição são o diretor francês Jacques Rivette (1928-2016), expoente da nouvelle vague, e a suíça Carole Roussopoulos (1945-2009), que documentou o movimento pelo direito das mulheres e a luta contra o preconceito homossexual e racial.

    Na programação especial, no curta mudo e em preto e branco "A Quadrilha" (1950), de Jacques Rivette, cinco pessoas –entre elas, Jean-Luc Godard– se olham. Minutos depois, elas começam a sair, mas Godard permanece. Na mesma sessão, serão exibidos "Aos Quatro Cantos" e "A Diversão", também de Rivette.

    Em outra sessão, "S.C.U.M. Manifesto", feito por Carole Roussopoulos em 1976, é um panfleto contra a sociedade machista. A atriz Delphine Seyrig dita a Carole as palavras do "S.C.U.M. Manifesto", da feminista Valérie Solanas.

    Também serão exibidos "Genet Fala de Angela Davis", "LE F.H.A.R. (Front Homossexual de Ação Revolucionária)" e " É Só Não Foder".

    Na Mostra Brasil, destaque para "Demônia - Melodrama em 3 Atos" de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet, que ganhou, pelo júri popular, o prêmio de melhor curta do Festival do Rio em 2016. De forma cômica, a trama conta a história de uma traição.

    O argentino "Centauro" (2016), de Nicolás Suárez, integra a seleção latino-americana do evento. O filme é um bangue-bangue ambientado entre palmeiras e antenas digitais dos pampas.

    Vencedor do Urso de Ouro em Berlim, em 2017 e dirigido por Diogo Costa Amarante, o português "Cidade Pequena" se destaca na mostra internacional. Na história, um garoto aprende na escola que, se o coração para, a pessoa morre. Confira programação completa em kinoforum.org/curtas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024