• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 20:06:07 -03

    Livro da Coleção Folha mostra faceta ensaística da escritora Virginia Woolf

    AMANDA LUZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    03/09/2017 02h00

    Reprodução
    A escritora inglesa Virginia Woolf
    A escritora inglesa Virginia Woolf

    Precursora da técnica do fluxo de consciência e grande nome do início da literatura moderna ao lado do irlandês James Joyce, a escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941) chega às bancas no próximo domingo (10), como parte da Coleção Folha Mulheres na Literatura, com o livro "Cenas Londrinas".

    O quinto volume da seleção, que traz 30 grandes obras escritas por autoras, mostra o lado ensaístico da escritora que é mais conhecida por seus romances.

    Escritos nos anos 1931 e 1932, os ensaios trazem a clareza do estilo, a precisão de vocabulário e o apreço por aspectos materiais, sobre a fluidez e a sutileza da Virginia Woolf que já conhecemos como ficcionista em obras como a novela "Mrs. Dalloway", publicada em 1925.

    Com uma percepção aguçada, a escritora apresenta aspectos inexplorados de Londres, cidade pela qual é apaixonada, revisitando espaços com um olhar espirituoso sobre não apenas os lugares como também sobre os habitantes londrinos.

    A autora passa pelas casas do poeta John Keats (1795-1821), em Hampstead, e do ensaísta Thomas Carlyle (1795-1881) e sua mulher Jane, em Chelsea.

    Cenas Londrinas (Vol. 05)
    Virginia Woolf
    l
    Comprar

    E também por lugares movimentados, mas com informações que apenas uma moradora local poderia nos apresentar, como as docas na margem do rio Tâmisa e a comercial Oxford Street.

    Ler "Cenas Londrinas" é se deixar ser levado para conhecer a moderna cidade por uma mulher inteligente e sensível que influenciou muitas gerações de escritores.

    Como ressalta Manuel da Costa Pinto, crítico da Folha e curador da Coleção Folha Mulheres na Literatura, "toda literatura elege um ponto de vista. Uma mulher brasileira vai olhar o mundo do ponto de vista de uma mulher e como brasileira. O interessante é de que forma, a partir dessa perspectiva, há a criação de novas modalidades que passam a influenciar mais pessoas".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024