• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 23:44:43 -03

    Coleção Folha resgata crônicas cotidianas de Virginia Woolf

    AMANDA LUZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    08/09/2017 02h10

    Reprodução
    Escritora inglesa Virginia Woolf
    A escritora inglesa Virginia Woolf

    Escritas entre 1931 e 1932, as crônicas de "Cenas Londrinas" são um verdadeiro passeio pela cidade inglesa na companhia da escritora Virginia Woolf. A edição completa é o quinto, de um total de 30 volumes, da Coleção Folha Mulheres na Literatura e chega neste domingo (10) às bancas.

    Para o escritor Ivo Barroso, que assina o prefácio, o livro traz "a visão de um microcosmo representativo de toda uma nacionalidade", mas também de uma época e de uma perspectiva feminina.

    Por seus textos mais biográficos, sabemos que Woolf não se via como uma nacionalista, mas nestas "Cenas Londrinhas", obra ainda pouco conhecida, logo se percebe não apenas uma paixão pela terra natal, como também uma facilidade de encontrar histórias em paisagens já conhecidas e até em cidadãos comuns.

    No passo da crônica, visitamos as docas à margem do rio Tâmisa, a Câmara dos Comuns, fazemos passeios pela catedral St. Paul e pela abadia de Westminster, além de visitar o comércio da rua Oxford e as adegas subterrâneas que só os locais conhecem bem e também as casas de algumas figuras importantes da época.

    OPOSIÇÕES

    Virginia Woolf - Cenas Londrinas (Vol. 05)
    Virginia Woolf
    l
    Comprar

    Virginia Woolf (1882-1941), nascida em Londres, é uma das mais importantes escritoras inglesas, conhecida por suas resenhas literárias, posições feministas e clássicos fundamentais da literatura em língua inglesa, como "Orlando" e "Mrs Dalloway".

    Em "Cenas Londrinas" Woolf mostra seu talento para o ensaio e uma escrita que é oposta à prosa intimista pela qual ficou famosa, mas que também atesta as suas habilidades literárias.

    Para Barroso, "a realidade ensaística de Woolf se contrapõe à indecisão e à ambiguidade de sua obra literária. A visão aqui é analítica, quase científica, sem obscurecer, no entanto, sua 'sensibilidade de ver'". De ver, sentir e ainda apresentar a cidade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024