• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 17:20:08 -03

    Com toque biográfico, ultimo livro de Jane Austen reflete mudanças sociais

    AMANDA LUZ
    DE COLABORAÇÃO PARA FOLHA

    15/09/2017 02h00

    Divulgação
    Cena do filme 'Persuasão' (1995), de Roger Michell, adaptado da obra de Jane Austen
    Cena do filme 'Persuasão' (1995), de Roger Michell, adaptado da obra de Jane Austen

    Prestes a completar duzentos anos da publicação original (1818), o livro "Persuasão", da autora inglesa Jane Austen, chega às bancas no domingo (17) como o sexto de 30 volumes da Coleção Folha Mulheres na Literatura.

    O romance, publicado um ano após a morte da escritora, também é o último da obra de Austen e traz diferenças sutis e autobiográficas em relação aos anteriores, ao refletir mudanças de mobilidade social e da ação do tempo na vida de mulheres.

    Com uma escrita feminina resultante do "estar" no mundo e do retrato das vivências da mulher no seu dia a dia, Austen foi uma exímia observadora do ambiente que soube traduzir os códigos sociais em uma literatura com a sua voz.

    No ensaio "Um Teto Todo Seu", nos anos 1920, a autora Virginia Woolf escreve que Jane Austen, ao lado da também escritora inglesa Emily Brontë, "escreviam como escrevem as mulheres, não como os homens o fazem. De todas as milhares de mulheres que escreviam romances naquele tempo, elas eram as únicas que ignoravam as admoestações do eterno professor –escreva assim, pense assado".

    SOLTEIRA AOS 30 ANOS

    Em "Persuasão", diferentemente dos romances "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade", a protagonista Anne é uma personagem com idade próxima aos 30 anos e ainda solteira, algo incomum para a época.

    Ao abordar os efeitos do tempo sobre a natureza humana e o poder de decisão dos indivíduos, a autora já sofrendo da doença que causaria sua forte faz uma alusão à si, à sua irmã Cassandra Austen e outras mulheres da época pré-vitoriana, com diferentes expectativas em relação ao casamento.

    Jane Austen - Persuasão (Vol. 06)
    Jane Austen
    l
    Comprar

    A ascensão social, os "novos ricos", é algo novo para a sociedade da época e também na obra de Jane Austen. Assim como seus irmãos que serviam à marinha, o personagem Frederick Wentworth, alvo do afeto de Anne, ganha status social que o torna possível como "marido" ao se tornar oficial da Marinha.

    A longevidade da sua obra reflete a inteligência emocional da autora que escreve unindo o entretenimento e também a instrução dos leitores sobre o mundo ao redor, através dos tempos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024