• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 15:30:51 -03

    'Sou cantor de música brega e não vejo nada negativo nisso', diz Rodrigo José

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    29/09/2017 17h50

    J.B. Gimenez/Divulgação
    O músico Rodrigo José, de Americana, interior de São Paulo
    O músico Rodrigo José, de Americana, interior de São Paulo

    Fenômeno na internet desde o ano passado, o cantor Rodrigo José faz neste sábado (30), no Teatro Bradesco, sua maior apresentação paulistana até agora. Se ainda não é tão conhecido em São Paulo como é no Facebook e no YouTube, ele é rei mesmo em Americana, no interior paulista.

    Andar com Rodrigo pelas ruas da cidade é missão que exige paciência. Ele é parado o tempo todo pelo público, que dedica um carinho enorme ao artista que trabalha para resgatar um gênero de música romântica e popular. Aquilo que se convencionou chamar de música brega.

    "Os primeiros videoclipes mostraram meu estilo de vida, a turma com a qual eu ando pela cidade, os botecos. Muita gente chegou a pensar que aquilo era ficção, que Rodrigo José era um personagem", conta o cantor à Folha.

    Não é. Ele é realmente um cara de 1,98 m, botas, cabelo do tipo Elvis Presley na fase Las Vegas e roupas de estampas extravagantes (feitas com tecidos que ele mesmo compra em Americana, cidade famosa pela indústria têxtil).

    Rodrigo Sarti/Divulgação
    O músico fenômeno na internet Rodrigo José
    O músico fenômeno na internet Rodrigo José

    "Os clipes mais recentes valorizam mais nosso trabalho no palco, eu e minha banda que tem gente muito boa." É fácil comprovar que ele tem razão. Depois de dois CDs independentes na internet, ele lança agora seu primeiro DVD, que estará disponível na íntegra e gratuitamente em seus canais na internet a partir de sábado (20).

    "Muita gente que trabalha comigo na equipe gostaria de ver os CDs e o DVD lançados em formato físico, para ter o produto na mão, mas eu ainda não me convenci. As pessoas estão parando de comprar, né? Até agora tenho optado de usar a grana que poderia gastar com a prensagem em melhorar mais ainda minha estrutura de shows", explica Rodrigo.

    Quem for ao show ou conferir o DVD perceberá claramente a proposta do artista. Ele regrava clássicos do brega, como músicas de Reginaldo Rossi, Odair José, Ovelha e outros ídolos populares, ao lado de composições próprias que seguem a mesma linha.

    "Esses cantores trouxeram a música romântica para o cotidiano das pessoas. Não falam do amor idealizado, mas sim dos namoros de verdade, das paixões que nascem na rua, nos bailes, nos prostíbulos, na vida real", diz Rodrigo, que condena o uso de "brega" como um rótulo pejorativo.

    "Digo que eu sou cantor de música brega e não vejo nada negativo nisso, como muitos preferem pensar. Não é uma canção menor, não tem pouco valor, é uma visão realista do amor na vida das pessoas. Por isso tem tantos fãs."

    Youtube

    O clipe mais recente na internet é de "Fuscão Preto", a canção de Almir Rogério que vendeu milhões de discos no Brasil dos anos 1980 contando a história do sujeito que teve a namorada flagrada com outro no veículo "maldito". A versão de Rodrigo José é espetacular, com um arranjo vocal fora do comum.

    Brega ou não, Rodrigo José é ótimo. Uma grande voz, educada e afinada, uma enorme presença de palco e muita certeza no estilo que quer seguir. Provavelmente irá muito longe.

    *

    RODRIGO JOSÉ
    QUANTO sábado (30), às 21h
    ONDE Teatro Bradesco, Bourbon Shopping, R. Palestra Itália, 500
    QUANTO de R$ 55 a R$ 190, em www.ingressorapido.com.br, tel. (11) 4003-1212

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024