• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 06:29:50 -03

    Ministro da Cultura diz que situação no MAM descumpriu lei

    ISABELLA MENON
    DE SÃO PAULO

    05/10/2017 12h54

    Zanone Fraissat/Folhapress
    O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante a cerimônia de inauguração da nova sede do IMS
    O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante a cerimônia de inauguração da nova sede do IMS

    "Houve um claro descumprimento no que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente", disse o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão sobre a interação entre criança e um artista nu no MAM (Museu de Arte Moderna) durante a performance de "La Bête" na última terça-feira (26). A obra gerou protestos inflamados contra a instituição.

    A afirmação do ministro ocorreu durante uma reunião, realizada nesta quarta-feira (4), com o deputado e tesoureiro da Frente Parlamentar Evangélica, Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ). O vídeo foi divulgado pela revista "Veja".

    Em certo momento do encontro, o deputado indaga o ministro se o ocorrido no MAM pode ser considerado crime. Sá Leitão, no entanto, desvia da pergunta e afirma que "cabe às pessoas que eventualmente tenham se sentido prejudicadas recorram à Justiça."

    Procurado pela Folha, o ministro afirma que a interação física de uma criança com um adulto nu por indução direta da mãe, "configura como uma situação potencialmente prejudicial ao desenvolvimento emocional dela e configura o descumprimento dos artigos do ECA."

    O ministro avalia que uma criança não tem capacidade de compreender plenamente que a situação se trata de uma performance.

    "O corpo naquele contexto é uma simulação não erótica de um objeto artístico interativo criado antes dela nascer por uma artista que ela provavelmente não conhece —embora em boa parte das situações da vida contemporânea o corpo nu seja socialmente sexualizado", afirma.

    RUMO ÀS TREVAS

    Em setembro, em entrevista à Folha, Leitão ponderou que os protestos que ocorreram contra a mostra "Queermuseu" são próprios da democracia. Entretanto, ele ponderou, quando manifestações artísticas são impedidas de acontecer, isso poderia culminar em um "caminho rumo às trevas".

    Na ocasião, o ministro afirmou que as obras presentes no evento são "fortes e contundente" e qualificou os recentes episódios que levaram ao fechamento da exposição "Queermuseu" como interpretação "medíocre e lamentável" das artes.

    Ele disse ainda que impedimentos, como no caso do "Queermuseu", poderiam ser evitados com um projeto de lei que implantasse classificação indicativa para exposições, como ocorre no cinema.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024