• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 00:23:32 -03

    CRÍTICA

    Verdadeiro e nada simplista, 'El Amparo' fala de política e injustiça

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    12/10/2017 01h00

    EL AMPARO (bom)
    DIREÇÃO Rober Calzadilla
    PRODUÇÃO Colômbia/Venezuela, 2016, 12 anos
    ELENCO Vicente Quintero, Giovanny García e Vicente Peña
    QUANDO estreia nesta quinta (12)
    Veja salas e horários de exibição

    *

    A predominância de produções argentinas e, ocasionalmente, chilenas no circuito alternativo pode dar a impressão (errada) de que não existe cinema potente também sendo realizado em outros pontos da América Latina.

    A Colômbia, por exemplo, além da indicação ao Oscar por "O Abraço da Serpente" no ano passado, vem se impondo em festivais de todo porte.

    "El Amparo", co-produção colombiana-venezuelana premiada como melhor filme e roteiro na última Mostra de SP, confirma a boa onda com um ponto de vista incomum sobre questões que, de norte a sul, selam nossa história e destino.

    Em seu primeiro longa, o diretor Rober Calzadilla parte de um caso real ocorrido nos anos 1980, quando dois aldeões escaparam da matança, por militares, de supostos guerrilheiros.

    Pinilla e Chumba saíram para pescar com um grupo de amigos, que não deu mais notícias. O Exército e a imprensa divulgam que eles planejavam atacar uma usina e foram mortos na operação. Os sobreviventes alegam que estavam no rio, quando ouviram tiros e fugiram.

    A narrativa se elabora, num primeiro momento, a partir dessas versões contraditórias, mas o filme não se limita a rebater verdade e mentiras.

    Policiais, militares, jornalistas e promotores entram na roda e tornam confusa a distinção de fatos e relatos. "El Amparo" evidencia a manipulação sofrida pelos dois personagens, mas não esclarece, por exemplo, se eles são responsáveis ou bodes expiatórios.

    Polícia, Justiça e mídia não são demonizados de modo primário, como nos filmes-discurso, embora fique claro como as relações de poder implicam arbitrariedades.

    Outra escolha acertada da direção é não manter a comunidade apenas como pano de fundo. Esposas, mães, irmãs e filhos compõem um grupo que, além de injetar realismo no drama, reflete vários níveis de desequilíbrios e violências, evitando assim a conversão de Pinilla e Chumba em santos.

    "A verdade não se come, não mata a fome, não põe leite na mamadeira", diz uma das mulheres, reconhecendo que os problemas não se resolvem na solução do caso.

    Investir numa trama que vai além da reconstituição e da denúncia eleva "El Amparo" a outro patamar de cinema, nada simplista e mais verdadeiro.

    *

    Assista ao trailer de 'El Amparo'

    Assista ao trailer de 'El Amparo'

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024