• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 16:40:06 -03

    Parece 'déjà vu', mas é Paul McCartney no Brasil, de novo

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    15/10/2017 02h15

    Reinaldo Canato/UOL
    Paul McCartney brinca com a plateia em show em São Paulo, em 2014, no Allianz Parque
    Paul McCartney brinca com a plateia em show em São Paulo, em 2014, no Allianz Parque

    Em 2014, quando Paul McCartney veio fazer shows no Brasil pelo quinto ano consecutivo, a brincadeira apareceu na internet: na próxima vez ele virá para ser jurado da "Dança dos Famosos" no Faustão. Deixando a piada de lado, é realmente evidente a grande aproximação do ex-Beatle com o país.

    De 2010 para cá, apenas os Estados Unidos viram mais vezes seu show: 147 performances. A apresentação de Paul em Porto Alegre, na noite de sexta (13), veio para ser a 17ª no mesmo período. Assim o Brasil supera o Canadá, que recebeu 16 shows, e outros países "tradicionais" no circuito, como Japão (15), Inglaterra (13) e Alemanha (4).

    A turnê 2017 segue neste domingo (15), em São Paulo, e parte para Belo Horizonte (17) e Salvador (20). O show paulistano noite no Allianz Parque tem ingressos esgotados.

    Com esses, Paul completará 24 apresentações no Brasil. As quatro primeiras, em 1990 e em 1993, foram pontuais. Só depois de 17 anos ele voltaria, mas aí com sua equipe de produção tratando o Brasil seriamente no roteiro.

    Paul mostrou a quase meio milhão de brasileiros compradores de ingresso os hits que criou com os Beatles e o Wings, em dose farta. São cerca de três horas no palco. Em noites muito parecidas.

    Ele repete as mesmas frases pretensamente engraçadas lendo cartazes no chão, com a transcrição fonética das palavras em português, e toca de 34 a 39 músicas. Dessas, 18 foram apresentadas em todos os shows.

    As dos Beatles são "All My Loving", "Blackbird", "Day Tripper", "Eleanor Rigby", "Hey Jude", "Lady Madonna", "Let It Be", "Ob-La-Di, Ob-La-Da", "Paperback Writer", "Something", "The End", "The Long and Winding Road" e, claro, "Yesterday".

    Ouça os hits

    Ouça no deezer

    Das gravadas com o Wings entram "Band on the Run", "Let Me Roll It", "Live and Let Die" e "Nineteen Hundred and Eighty-Five". De sua carreira solo, "Here Today".

    Mas nada impede Paul de armar alguma surpresa. No show em Belo Horizonte, em maio de 2013, ele tocou pela primeira vez ao vivo algumas músicas dos Beatles.

    Os mineiros viram a estreia mundial no palco de "Eight Days a Week", "Your Mother Should Know", "All Together Now", "Being for the Benefit of Mr. Kite!" e "Lovely Rita".

    Apesar de ter chegado ao topo da parada americana de singles, em 1964, "Eight Days a Week" era detestada por John Lennon, então os Beatles nunca a tocaram ao vivo. As outras foram lançadas depois de 1966, quando o grupo parou de fazer shows.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024