• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 00:10:04 -03

    Documentário conta trajetória da escultora brasileira Maria Martins

    JULIA ALVES
    DE SÃO PAULO

    16/10/2017 14h35

    Divulgação
    A escultora brasileira Maria Martins (1894-1973) é tema de documentário
    A escultora brasileira Maria Martins (1894-1973) é tema de documentário

    O documentário "Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos", que investiga a vida e as obras da escultora Maria Martins (1894-1973), acaba de ganhar seu primeiro trailer.

    Martins foi a primeira escultora brasileira a tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina e construiu obras sobre desejos insaciáveis.

    Para o crítico de arte Paulo Herkenhoff, sua obra trata-se da mais radical feita no Brasil na primeira metade do século 20. "Maria aborda a nudez, a carnalidade, sempre à flor da pele, de uma forma absolutamente explícita."

    Em paralelo, o documentário resgata a vida da artista como esposa do diplomata Carlos Martins, embaixador brasileiro em Washington nos anos 1940, e a relação com o francês Marcel Duchamp, um dos maiores nomes da história da arte.

    Duchamp a teve como musa e modelo de obras fundamentais, como "Prière de Toucher" (1947), que traz o seio de Martins em gesso. Os escultores mantiveram uma colaboração artística mútua e um possível relacionamento amoroso.

    O filme foi dirigido por Francisco Martins, que trabalhou em "Castelo Rá-Tim-Bum" e no documentário "Tempo de Resistência", e Elisa Gomes, que dirige e produz pela primeira vez.

    O documentário será lançado no dia 16 de novembro. Confira o trailer:

    Trailer

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024