• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 16:23:15 -03

    8,4 milhões 'devoraram' de uma vez todos os episódios de séries, diz Netflix

    GUSTAVO FIORATTI
    DE SÃO PAULO

    22/10/2017 02h10

    Quem assistiu a todos os episódios de uma série da Netflix nas 24h seguintes ao momento em que ela foi lançada virou estatística.

    A plataforma de vídeo sob demanda divulgou nesta semana que 8% de seus assinantes em 190 países se tornaram supermaratonistas ou já praticaram o 'binge racing', a corrida compulsiva.

    Desde 2012, foram 8,4 milhões de assinaturas que registraram esse comportamento. O número é crescente, e em 2017 registraram-se 5 milhões de supermaratonas.

    "Gilmore Girls: um Ano para Recordar" é a série mais "devorada", segundo divulga a plataforma, seguida por "Fuller House" e "Os Defensores". No Brasil, a série mais consumida desta forma é a "The Seven Deadly Sins". "Stranger Things" aparece apenas em oitavo lugar (e nos EUA, em décimo).

    "Há cerca de cinco anos, quando a Netflix começou suas produções originais, tomamos a decisão de publicar todos os episódios de uma vez", conta Brian Wright, vice-presidente de setor dedicado a séries originais na empresa, citando o caso de "House of Cards". "Aos poucos, percebemos que as pessoas passaram a devorar algumas séries."

    Segundo ele, a percepção do fenômeno não deve interferir na forma como as séries são pensadas. "Nossos cineastas são diversos, e não existe uma forma uniforme de contar uma história", diz.

    Wright explica que as séries mais vistas pelos supermaratonistas não são necessariamente as mais populares. "'Binge racing' reflete o que é mais visto por fãs fanáticos."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024