• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 20:46:58 -03

    CRÍTICA

    Filme com Schwarzenegger tem roteiro previsível e tradução ruim

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    02/11/2017 01h00

    EM BUSCA DE VINGANÇA (regular)
    (AFTERMATH)
    DIREÇÃO Elliott Lester
    ELENCO Arnold Schwarzenegger, Scoot Mcnairy, Maggie Grace
    PRODUÇÃO EUA, 2017, 14 anos
    QUANDO estreia nesta quinta (2)
    Veja salas e horários de exibição

    *

    O título "Em Busca de Vingança" poderia ser usado em diversos filmes com Arnold Schwarzenegger, mas vira propaganda enganosa no drama que estreia nesta quinta. O original, "Aftermath", seria melhor traduzido por "sequelas".

    Aos 70 anos, é exagero afirmar que o ator está "se reinventando", mas não deixa de ser notável que ele retorne às telas, dois anos após o fracasso de "O Exterminador do Futuro: Gênesis", em um filme pesado, triste e, surpresa, sem pancadaria. Pena que roteiro e direção não ajudem muito.

    Schwarzenegger interpreta (ou pelo menos tenta) o empreiteiro sessentão Roman Melnyk, que decora sua casa para esperar a mulher e a filha, grávida, que retornam naquela noite de uma visita a familiares na Ucrânia. As duas morrem na colisão de dois aviões de passageiros.

    O choque de Melnyk é bem explorado nos procedimentos a que é submetido quando chega ao aeroporto e é informado da tragédia. A burocracia e a frieza dos funcionários lidando com parentes das vítimas rendem as melhores cenas. E Schwarzenegger até dá conta do recado em seu personagem estupefato.

    A colisão no ar foi culpa de Jacob Bonaos, controlador de voo que deixa sua mesa por alguns instantes e não evita o acidente. Condenado pela opinião pública, ele ganha nova identidade e muda de cidade para evitar seu linchamento moral (e quase físico).

    A partir daí, o filme dirigido por Elliott Lester, nome mais conhecido por videoclipes das cantoras Selena Gomez e Hillary Duff, fica dividido entre os dois personagens. O que se vê é praticamente uma competição para descobrir qual deles mergulha mais fundo na depressão.

    Não é necessário ter um diploma de roteirista para antecipar que, de alguma forma, os destinos da dupla irão se cruzar. Além do encaminhamento óbvio, a solução para a conclusão final também deixa muito a desejar.

    Fica difícil entender a motivação para rodar o filme. O roteiro previsível compromete uma edição até caprichada.

    A produção poderia render mais com outro ator. Por que colocar Schwarzenegger num papel em que não é aproveitada sua imponência física? Ainda que um tanto debilitada pela idade, esse ainda é seu único recurso dramático.

    Para ver um Arnie choroso e sem uma metralhadora nas mãos, talvez seja melhor tentar outro filme.

    Assista ao trailer de 'Em Busca de Vingança'

    Assista ao trailer de 'Em Busca de Vingança'

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024