• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 00:50:54 -03

    Balada Literária terá vigília em lembrança do poeta Torquato Neto

    DE SÃO PAULO

    09/11/2017 02h10

    Divulgação
    A atriz Scarlet Moon e o poeta e jornalista Torquato Neto em cena do filme "Nosferato no Brasil"
    A atriz Scarlet Moon e o poeta e jornalista Torquato Neto em cena do filme "Nosferato no Brasil"

    Um dos destaques da Balada Literária em 2017 será a vigília em lembrança de Torquato Neto, nesta sexta (10), na Casa de Francisca, a partir das 21h. Nomes como Fabiana Cozza, Aloísio Menezes e Lucina vão prestigiar a obra musical do poeta piauiense.

    Antes, na manhã desta quinta (9), uma mesa de abertura ladeará um primo e o filho de Torquato a artistas próximos do poeta, como Tom Zé e Omar Salomão, e a escritores que o leram, como Clarah Averbuck, Lourenço Mutarelli e Roberta Estrela D'Alva.

    Os tributos do festival concebido pelo escritor Marcelino Freire são parte de uma onda maior de resgate da contribuição de Torquato, um dos porta-vozes da tropicália em sua fase inicial, na primeira metade dos anos 1960.

    Anotações suas em cadernos deram origem ao livro "Fragmentos Poéticos - A Palavra em Construção", organizado por George Mendes e a ser lançado na Balada.

    Sua vida e sua morte, no aniversário de 28 anos, foram esquadrinhadas no documentário "Torquato Neto: Todas as Horas do Fim", de Eduardo Ades e Marcus Fernando.

    Exibido no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme terá sessão no domingo, às 18h30, no Cinesesc –depois, haverá bate-papo com Tom Zé.

    E deve ser lançada em São Paulo uma antologia poética selecionada pelo poeta e ensaísta Italo Moriconi.

    Sua produção norteia toda a programação do evento, que, neste ano, teve pela primeira vez réplicas "oficiais", em Teresina (PI) e em Salvador (BA) –até o ano passado, falava-se numa "pré balada" e em uma "ressaca literária".

    Em São Paulo, a festa-mãe começou na noite de quarta-feira (8) com dois shows reunindo Jards Macalé, Arnaldo Antunes e Márcia Castro e se estende até domingo (12) –eles apresentariam uma música nova, feita a partir de uma letra inédita do poeta.

    ROGÉRIA

    O festival vai lembrar também a artista Rogéria, morta em setembro, aos 74 anos. Ela havia sido celebrada em 2016 em um Sarau da Diversidade, e um repeteco da roda de poesia reunirá a poeta Angélica Freitas e a cantora Valéria Houston, entre outros.

    A programação da 12ª Balada Literária é gratuita e se distribuirá, além da Casa de Francisca, entre as unidades Pinheiros e 24 de Maio do Sesc, a Livraria da Vila e a livraria Tapera Taperá, os espaços B_arco e Estúdio Lâmina e a praça Benedito Calixto.

    *

    Veja a programação completa da Balada Literária

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024