• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 08:09:13 -03

    Grupos celebram 450 anos de Monteverdi na Sala São Paulo

    AMANDA NOGUEIRA
    DE SÃO PAULO

    13/11/2017 02h00

    Bertrand Pichene
    Capella Mediterranea e Coro de Câmara de Namur, que se apresentam na Sala São Paulo
    Capella Mediterranea e Coro de Câmara de Namur, que se apresentam na Sala São Paulo

    A Sociedade de Cultura Artística encerra sua temporada anual de concertos com obras de compositores italianos da primeira fase barroca, em duas apresentações da Capella Mediterranea e do Coro de Câmara de Namur.

    Na segunda (13), o grupo de câmara suíço e o coro belga celebram os 450 anos do nascimento do compositor italiano Claudio Monteverdi (1567-1643) com programa dedicado a "L'Orfeo", considerada obra pioneira na história operística.

    Monteverdi foi um padre católico e um dos músicos que definiram a transição entre o estilo renascentista para o barroco. Sua ópera reconta o mito grego de Orfeu e a malsucedida jornada do personagem para salvar sua mulher do reino dos mortos.

    Já na terça (14), os músicos executam "O Dilúvio Universal", oratório (obra religiosa, mas não litúrgica) do compositor italiano Michelangelo Falvetti (1642-1692), que viveu no período seguinte ao de Monteverdi.

    Baseada em texto do Velho Testamento e tida como uma obra que se vincula à contrarreforma, a composição é centrada na punição da desobediência e permaneceu no obscurantismo por séculos até ser gravada em 2010 pela própria Capella Mediterranea e Coro de Câmara de Namur.

    Os grupos são regidos pelo maestro argentino Leonardo García Alarcón, que fundou a Capella em 2005 sob a proposta de interpretação de repertórios barrocos europeus e latinos e que conduz o coro desde 2010.
    Uma hora antes de cada concerto, Alarcón comenta o repertório e o legado de Monteverdi em uma ação educativa aberta ao público.

    TEMPORADA 2018
    A próxima temporada da sociedade, mais enxuta e mais cara para os assinantes, terá início em março com o recital do jovem pianista canadense Jan Lisiecki.

    Ao todo, serão seis espetáculos em cada uma das duas séries de assinatura oferecidas pela Cultura Artística.

    A redução foi uma das medidas para viabilizar a programação sem o financiamento com recursos da Lei Rouanet, inviabilizada para a Cultura Artística com a nova instrução normativa do Ministério da Cultura.

    CAPELLA MEDITERRANEA E CORO DE CÂMARA DE NAMUR
    Quando seg. (13) e ter. (14), às 21h
    Onde Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, 16, tel. (11) 3256-0223
    Quanto de R$ 50 a R$ 430
    Classificação livre

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024