• Ilustrada

    Friday, 26-Apr-2024 12:25:18 -03

    Mais duas atrizes denunciam Harvey Weinstein à Justiça por estupro

    DA ASSOCIATED PRESS

    16/11/2017 14h27

    Michael Sohn/Associated Press
    O produtor de cinema americano Harvey Weinstein acumula mais de cem acusações de assédio sexual e estupro
    O produtor de cinema Harvey Weinstein acumula mais de cem acusações de assédio sexual e estupro

    Duas atrizes não identificadas apresentaram denúncias em Los Angeles contra Harvey Weinstein. Elas afirmam que o produtor de Hollywood abusou sexualmente delas.

    Uma das ações é coletiva e foi apresentada nesta quarta-feira (15) em um tribunal federal de Los Angeles por uma atriz identificada apenas como "Jane Doe 1" (nome usado para designar uma pessoa desconhecida), moradora de Lancaster, Califórnia, nos Estados Unidos.

    Segundo a acusação, ela participou de um teste com o magnata do cinema para "um papel em uma produção da Miramax", a produtora fundada por Harvey e seu irmão, Bob Weinstein —que também foi acusado de assédio sexual, vendida à Disney.

    "Durante o teste, Jane Doe 1 foi agredida por Weinstein, ameaçada (...). Ela sofreu angústia emocional e física e danos em sua capacidade de cobrir suas necessidades", afirma o texto.

    O escritório Hagens Berman, que moveu a ação em nome coletivo, fez um pedido às vítimas do produtor para se unirem na batalha legal.

    Harvey Weinstein é acusado por mais de cem mulheres, entre elas estrelas do cinema como Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow —denúncias que vão de assédio a estupro.

    Weinstein afirma que todas essas relações foram consensuais.

    "A todo momento, as demandantes estavam sob pressão e ameaçadas de serem marginalizadas da Weinstein, ou de grandes produtoras de cinema, como a Miramax, se recusassem seus avanços sexuais indesejados, ou se se queixassem de sua conduta", afirma a ação, que pede uma compensação e reparação de danos.

    SEGUNDA DENÚNCIA

    Na terça-feira (14), outra atriz não identificada deu entrada em uma ação em Los Angeles, na qual acusa Weinstein de estupro e também pede uma compensação e reparação de danos.

    No processo, também contra a The Weinstein Company, a mulher diz que se reuniu com o produtor de cinema no Montage Hotel, em Beverly Hills, no fim de 2015, para discutir um papel no elenco da série "Marco Polo", da Netflix.

    Contudo, uma vez no quarto, Weinstein disse a ela que desejava se masturbar na sua frente e, como ela disse não, continuou a segurar seu pulso com uma mão e a se masturbar com a outra, de acordo com a denúncia.

    No ano seguinte, Weinstein teria lhe contactado novamente como se nada tivesse acontecido, dando a impressão de que ela tinha ganhado um papel na série.

    Ele lhe convidou para um nova reunião no Montage Hotel para comemorar, à qual ela compareceu, segundo o relato da atriz.

    Durante o encontro, ele pediu licença e voltou trajando um roupão de banho, mas quando ela disse que não queria nada sexual, ele lhe arrastou para a cama, onde usou "sua enorme força e peso para forçá-la", de acordo com o processo.

    A mulher disse que fugiu do quarto assim que conseguiu se libertar.

    PAZ DE LA HUERTA

    A polícia de Nova York anunciou no dia 3 de novembro que está reunindo provas para prender Weinstein depois de a atriz Paz de la Huerta acusar o produtor de tê-la estuprado duas vezes há sete anos. Ele já é investigado por outras denúncias.

    Segundo De la Huerta, o primeiro caso foi em outubro de 2010, após Weinstein ter dado uma carona a ela depois de uma festa e ter insistido em entrar em seu apartamento. O segundo estupro, afirma, ocorreu em dezembro do mesmo ano, após o produtor ter aparecido em seu apartamento.

    *

    ASSÉDIO EM HOLLYWOOD

    Confira a seguir um resumo sobre os principais casos de assédio sexual e estupro em Hollywood reportados recentemente.

    Kevin Spacey
    O ator de 58 anos foi acusado pelo colega Anthony Rapp de o ter assediado fisicamente quando a vítima tinha 14 anos. O ator mexicano Roberto Cavazos fez acusações semelhantes na época em que trabalhou com Spacey no Old Vic Theatre. Após as acusações, a Netflix suspendeu a última temporada da série "House of Cards" e afastou o ator do programa, além de cancelar o lançamento do filme "Gore", protagonizado por Spacey.

    James Toback
    Segundo o "Los Angeles Times", mais de 30 mulheres denunciaram o diretor e roteirista de 72 anos de cometer assédio sexual. Autor da reportagem, Glenn Whipp disse ter sido contatado por 193 mulheres com acusações semelhantes contra Toback, autor do roteiro de filmes como "Bugsy" e "O Apostador".

    Roman Polanski
    Além de ter estuprado uma garota de 13 anos em 1977, o cineasta franco-polonês de 84 anos também é alvo de, pelo menos, outras quatro acusações contra mulheres menores de idade, entre elas a atriz Charlotte Lewis. Em Paris, uma retrospectiva de sua obra foi alvo de críticas por um grupo feminista.

    Dustin Hoffman
    O ator que tem hoje 80 anos é acusado de ter assediado sexualmente a escritora Anna Graham Hunter, então com 17 anos, no set do telefilme "A Morte de um Caixeiro-Viajante", em 1985. Ele teria falado de sexo para ela e a apalpado. Hoffman se desculpou e disse que aquilo não "reflete" quem ele é.

    Brett Ratner
    A atriz Natasha Henstridge diz ter sido forçada a fazer sexo oral no diretor de "A Hora do Rush" e "X-Men: O Confronto Final" nos anos 1990. Além dela, outras atrizes e modelos, como Olivia Munn e Jaime Ray Newman, também relatam casos semelhantes envolvendo ele. Rattner, 48, nega as acusações.

    Ed Westwick
    O ator conhecido por "Gossip Girl" foi acusado de estupro por Kristina Cohen e Aurélie Wynn. Ele nega. A polícia de Los Angeles abriu investigação sobre o primeiro caso. Com isso, a BBC suspendeu a exibição "Ordeal by Innocence". As gravações já iniciadas da segunda temporada de "White Gold", da Netflix, também foram suspensas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024