• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 07:23:14 -03

    Livro retrata a grandiosidade da arte indiana e suas influências religiosas

    DE SÃO PAULO

    18/11/2017 02h00

    Arquitetura, pintura, escultura, caligrafia, mosaicos e produtos artesanais são algumas das manifestações que demonstram a grandiosidade da cultura, da filosofia e da religião na Índia.

    Em seu 24º exemplar, que estará nas bancas no domingo (26), a Coleção Folha O Mundo da Arte faz um panorama da produção artística do país que reúne obras fascinantes, de estilos diversificados.

    Neste livro serão abordados seis períodos da história da arte na Índia, começando pelo Mauria, datado de 321 a.C.. Seguem-se os períodos Antigo, Cuchana, Gupta, Medieval e, por fim, o período Islâmico que, entre outras coisas, trouxe ao mundo o Taj Mahal no século 17.

    Prakash Singh/AFP
    Taj Mahal, maior monumento da cultura indiana
    Taj Mahal, o maior monumento da cultura indiana
    Arte Indiana (Vol. 24)
    Folha de S.Paulo
    l
    Comprar

    Não importa qual o momento, a arte indiana sempre foi muito influenciada pela religiosidade. Inicialmente, pelas três religiões nativas: jainismo, budismo e hinduísmo bramânico. A ocupação islâmica chegou em 712 d.C., mas o país só passou a sentir o impacto dessas ideias no século 11.

    Mesmo com tamanha diversidade de influências, algumas características da arte indiana se mantêm: a arquitetura e a escultura foram as principais formas de representação dos ensinamentos religiosos e as matérias-primas usadas quase sempre eram a pedra e o arenito. A pintura também faz parte dessa herança artística.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024