• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 18:17:16 -03

    Spcine anuncia criação de plataforma virtual para alugar filmes nacionais

    GUSTAVO FIORATTI
    DE SÃO PAULO

    21/11/2017 13h25

    Divulgação
    Cinema: cena do longa de animação "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu. (Foto: Divulgação) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM*** ORG XMIT: AGEN1405302009295451
    "O Menino e o Mundo", película animada de Alê Abreu que está entre os dez filme da Spcine Play

    Com discursos contra o "monopólio" da indústria norte-americana no setor do audiovisual, foi anunciado nesta terça (21) o lançamento de uma plataforma própria de vídeo sob demanda da Spcine, empresa ligada ao município.

    A Spcine Play passa a funcionar nesta quinta (23), a partir das 10h, apenas com filmes nacionais em seu catálogo. São dez longas ao preço de R$ 3,90 (aluguel no período de sete dias).

    "A gente não pode permitir que algo que tem a possibilidade de ser uma plataforma relevante para a indústria do audiovisual se torne mais um monopólio, como já aconteceu no mercado de cinema e no de TV a cabo", disse, sobre o crescimento do mercado de vídeo por demanda, o secretário de cultura do município, André Sturm, durante o lançamento do serviço.

    Ele lembrou que a regulamentação do setor está em debate. A Ancine é um dos órgãos na esfera federal que estudam hoje a criação de uma lei que estipule cobrança de impostos de plataformas como a Netflix, bem como a criação de cotas para produções nacionais.

    Sturm aponta, porém, um cenário de grande competitividade para os serviços de vídeo sob demanda nacionais. "A perspectiva de que isso [o monopólio] aconteça é grande, mas a gente vai trabalhar para que não aconteça", concluiu.

    No menu estarão os filmes "A Batalha do Passinho" (2013), de Emílio Domingos, "Ausência" (2015), de Chico Teixeira, "Califórnia" (2015), de Marina Person, "Mãe É uma Só" (2016), de Anna Muylaert, e "O Menino e o Mundo" (2013), de Alê Abreu (veja abaixo a lista completa).

    O foco da plataforma será exibição de longas. "Estamos abertos a exibir outros produtos, como curtas e séries, mas não é nosso foco nesta primeira fase", disse Igor Kupstas, diretor da O2 Play, braço de distribuição da produtora O2, que é parceira na criação do produto, juntamente com o laboratório de soluções digitais Hacklab.

    "Sobre desenvolvimento de catálogo, existe um desejo, neste caminhar destes próximos seis meses, de entender o quanto a gente vai conseguir agregar dentro do nosso orçamento. A gente já teve interesse de outros produtores", disse Kupstas, sobre a possibilidade de fazer o catálogo da plataforma crescer.

    *

    Os dez filmes disponíveis na Spcine Play nesta quinta (23)

    "A Batalha do Passinho" (2013), de Emílio Domingos
    "As Fábulas Negras" (2014), de Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf, Joel Caetano e José Mojica Marins
    "Ausência" (2015), de Chico Teixeira
    "Califórnia" (2015), de Marina Person
    "De Menor" (2014), de Caru Alves de Souza
    "Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista" (2013), de Riba de Castro
    "Mãe É uma Só" (2016), de Anna Muylaert
    "O Menino e o Mundo" (2013), de Alê Abreu
    "Para Todos" (2016), de Marcelo Mesquita
    "Uma Noite em Sampa" (20016), de Ugo Giorgetti.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024