• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 21:45:39 -03

    Tulipa Ruiz reúne releituras e inéditas em formato 'nude' em quarto álbum

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    24/11/2017 02h00

    Adriano Vizoni/Folhapress
    A cantora e compositora paulista Tulipa Ruiz, que lança o quarto álbum de sua carreira
    A cantora e compositora paulista Tulipa Ruiz, que lança o quarto álbum de sua carreira

    O quarto álbum da cantora Tulipa Ruiz corre por fora em sua discografia. Seus trabalhos de material inédito e autoral a colocaram como nome a ser acompanhado na MPB. Agora, salta do trilho natural de sua carreira para, como ela define, "fotografar" canções "nudes".

    "Tu" traz nove músicas, quatro delas releituras. Essas e as inéditas têm em comum um despojamento instrumental. Tulipa é acompanhada apenas pelo irmão e parceiro Gustavo Ruiz, no violão, e pelo amigo francês Stephane San Juan, na percussão —os dois são produtores de "Tu".

    "Gosto de pensar no disco como a fotografia das músicas. Um disco é um momento.", diz Tulipa à Folha. E este parece ter nascido assim, com urgência de registro.

    "Costumo fazer um disco e me dedicar a ele até o fim da turnê, só penso em outro depois do último show. Mas a turnê do 'Dancê', meu álbum anterior, ainda segue no próximo ano e veio a gravação deste. 'Tu' é mesmo exceção."

    Tanto assim que os planos da cantora para 2018 incluem a gravação de mais um disco, desta vez com banda ("Os meninos já estão avisados". conta). Por isso, "Tu" merece ser analisado e apreciado como uma obra descolada em sua trajetória. "Não serve como prospecção do que vou fazer depois. É um retrato de agora."

    O formato de instrumentação econômica é praticado pontualmente por Tulipa e Gustavo desde as primeiras viagens para fora o Brasil, que começaram já depois do lançamento do álbum de estreia, "Efêmera", de 2010.

    O projeto inicial era gravar "Tu" com 11 releituras de suas músicas. Seus três primeiros álbuns foram lançados com 11 faixas. Mas canções novas foram surgindo dentro da sonoridade despida que buscavam alcançar. No fim, terminaram com cinco inéditas e quatro regravações.

    "Questionei minha própria regra das 11 faixas. Vi na numerologia que o nove é o número da sabedora, que contém a experiência dos números anteriores. E o disco é isso, contém a estrada dos primeiros trabalhos."

    Entre as releituras, "Pedrinho" aparece em sua essência de afro-samba. Entre as inéditas, o destaque pode ser "Game", uma inventiva e engraçada brincadeira com palavras que têm a mesma grafia mas sonoridades e signifcados diferentes.

    O show de lançamento, em dezembro, será completado por outras músicas da cantora, tratadas para esse formato. "Música que quiser entrar no repertório vai ter de tirar a roupa", brinca Tulipa.

    *

    Ouça no deezer

    *

    TULIPA RUIZ - SHOW DE LANÇAMENTO DE "TU"
    QUANDO sábado (9/12), às 21h, e domingo (10/12), às 18h
    ONDE Sesc Pinheiros, r. Paes Leme, 195, tel. (11) 3095-9400
    QUANTO ingressos de R$ 12 a R$ 40, à venda no portal sescsp.org.br, a partir das 16h30 do dia 28/11

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024