• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 05:39:29 -03

    Crítica

    Livro 'Arte Africana' propõe viagem fascinante e acessível

    ANTONIO RISÉRIO
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    25/11/2017 02h00

    ARTE AFRICANA (ótimo)
    AUTOR Frank Willett
    EDITORA Edições Sesc São Paulo/Imprensa Oficial
    TRADUÇÃO Tiago Novaes
    QUANTO R$ 82 (320 págs.)

    *

    Regra quase geral, as pessoas costumam limitar seu conhecimento da arte africana à conjuntura em que uma máscara rebrilhou ao olhar de Vlaminck e, a daí, feriu fundamente a sensibilidade de artistas como Matisse e Picasso, deflagrando uma revolução nas artes do Ocidente.

    A publicação em língua portuguesa do livro clássico de Frank Willett, "Arte Africana", marco fundamental nos estudos sobre o tema, permite fazer uma imersão em profundidade no universo da própria criação visual africana tendo como guia um mestre irrepreensível.

    "Arte Africana" examina seu objeto sob as mais variadas luzes e circunstâncias. Aqui, história, antropologia e arqueologia caminham sistematicamente juntas.

    Willett soma ao fato de ser ao mesmo tempo arqueólogo e antropólogo uma sólida e refinada formação estética. Mais: trata-se do caso raro de estudioso que pode exibir e analisar peças escultóricas antigas que ele mesmo trouxe à luz, em suas escavações.

    Vem daí sua abordagem transdisciplinar dos fenômenos e objetos em tela. Willett não só esclarece os contextos ecológicos e sociais da criação estética africana como faz leituras altamente precisas de sua linguagem, suas estruturas e seus estilos.

    Zanone Fraissat-25.mai.2015/Folhapress
    Artefato africano, sem identificação do autor, em exposição no Museu Afro Brasil, em São Paulo
    Artefato africano, sem identificação do autor, em exposição no Museu Afro Brasil, em São Paulo

    De uma parte, mostra-nos, por exemplo, a relação entre floresta, tipos de madeira, sociedade sedentária e produção escultórica. De outra, empreende a análise formal das peças, primem elas pelo naturalismo ou pela estilização das representações.

    Notável, ainda, é o capítulo sobre arquitetura, coisa difícil de encontrar em volumes de história da arte. Casas, celeiros, mesquitas e palácios são iluminados em aspectos estéticos e construtivos.

    Arte Africana
    Frank Willett
    l
    Comprar

    Passeamos por dentro de uma casa do povo tive, com seu sistema de aquecimento. Curtimos a sabedoria construtiva do implúvio iorubano. Vemos como os admiráveis artesãos hams souberam explorar ao extremo as possibilidades plásticas da argila.

    "Arte Africana" é livro que o leitor atravessa com facilidade e encantamento. Willett é exemplo consumado de como erudição e leveza podem se combinar num tratamento claro e direto dos temas.

    ANTONIO RISÉRIO,antropólogo e escritor, é autor de "Que Você É Esse?" (Record)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024