• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 15:00:10 -03

    Caracterizada pela religiosidade, arte românica é tema da Coleção Folha

    DE SÃO PAULO

    16/12/2017 02h00

    O termo "arte românica" foi introduzido no século 19 para descrever obras de arquitetura, pintura e escultura que têm parentesco com a arte romana.

    O 28º volume da Coleção Folha O Mundo da Arte, que chega às bancas no outro domingo (24), trata desse estilo difundido na arte europeia desde cerca de 1000 a.C. até a chegada do gótico, no século 13.

    Divulgação
    Catedral de Aachen, na Alemanha, foi construída a pedido de Carlos Magno
    Catedral de Aachen, na Alemanha, foi construída a pedido de Carlos Magno

    Durante esse longo período, a Europa viu passar diversos imperadores, sendo Carlos Magno o primeiro e o mais importante deles. Foi ele que investiu para reviver a glória do Império Romano e promoveu o interesse pela arte antiga.

    Após governar a Itália, Magno levou para Aachen, a capital do império, um programa cultural inspirado na arte românica dos séculos 4 e 5 e na arte bizantina que encontrara na cidade italiana de Ravena.

    Lá foram construídos teatros, palácios, aquedutos, basílicas e termas. Edifícios tinham arcos redondos, pilares, colunas e abóbodas características da arquitetura romana.

    A igreja continuou a ser a grande patrocinadora da cultura ocidental, e seus templos, abadias e conventos os centros da alta cultura. A maioria do restante da arte românica, seja pintura (afrescos e mosaicos) ou escultura (entalhes em madeira e fundição de ouro, prata ou bronze) foi produzida com finalidade religiosa.

    Youtube

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024