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    Um novo olhar para o Renascimento e outras 4 indicações culturais

    01/03/2015 03h00

    LIVRO | SÉRGIO FERRO
    A "Ilustríssima" fez três perguntas ao pintor e professor de história da arte e da arquitetura, que lança "Artes Plásticas e Trabalho Livre", análise da produção artística do Renascimento.
    ed. 34 | R$ 44 (224 págs.)
    Lançamento - Centro Universitário Maria Antonia | tel. (11) 3123-5200 | qui. (5), às 19h

    Folha - Qual o papel do virtuosismo na separação entre arte e artesanato?
    Ferro - As corporações decaem no fim da Idade Média, contaminadas pela manufatura. Há subordinação formal do trabalho, sua decomposição e queda de salários. Alguns "imageiros" reagem: procuram revalorizar o "métier". Sua primeira iniciativa é o virtuosismo, o aprimoramento extremo da execução. Introduzem assim uma dicotomia que marcará nossa arte: a separação entre a ideia e sua figuração. Raramente haverá acordo entre as duas, a ideia do cliente e a figuração do artista.

    O que é a marca?
    A marca (trace) é um conceito escorregadio. Nas artes plásticas aparece associado ao projeto de se tornarem artes "liberais". Uma encrenca: as plásticas pressupõem trabalho material -mas as liberais têm horror disto, são atividades "nobres", e nobres não trabalham. A marca tenta resolver o impasse. Enquanto vestígio de um gesto técnico, testemunha sobre o trabalho; enquanto componente da imagem, remete à ideia. Como Janus, tem duas faces, mas seu antagonismo esconde-se em heterotopia.

    Quais outros recursos artistas usaram para alçar sua atividade a arte liberal?
    Os outros recursos me parecem menos determinantes: bajular príncipes, caprichar nas maneiras, cultivar-se etc. O esforço para ingressar entre as artes liberais é uma reação contra o desastre que a emergência do capital produtivo provoca. O trabalho material passa por um processo de desqualificação e desprestígio enormes. As artes plásticas tentam escapar disso com uma pirueta. Mostrarão vestígios de trabalho, mas opostos aos do trabalho subordinado ao capital: a "sprezzatura" e o "non-finito". (ÚRSULA PASSOS)

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    CURSO | LINA BO BARDI: UMA GRÁFICA PARA A CIDADE
    João Bandeira, curador de artes visuais do Centro Universitário Maria Antonia, apresenta uma vertente menos conhecida da produção da arquiteta (1914-92): a atuação como ilustradora, editora de revistas e programadora visual. O curso relaciona as particularidades da Lina designer gráfica às transformações culturais no país entre os anos 1940 e 1980.
    Casa do Saber | tel. (11) 3707-8900 | seg., das 20h às 22h | de 2/3 a 30/3 | R$ 640

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    CINEMA | JERRY LEWIS
    Os curadores Paulo SantosLima e Francis Vogner dos Reis selecionaram 23 filmes do comediante. As produções selecionadas contemplam desde suas atuações ao lado de Dean Martin dirigidas por craques como Frank Tashlin, como "Artistas e Modelos" (1955) e "Ou Vai Ou Racha" (1956), aos longas que Jerry Lewis dirigiu, protagonizou e escreveu, como "O Terror das Mulheres" (1961).
    Centro Cultural Banco do Brasil |tel. (11) 3113-3651 | a partir de qua. (4) | R$ 4 | programação em mostrajerrylewis.com.br | até 30/3

    Divulgação
    Jerry Lewis em "O Professor Aloprado" (1963)
    Jerry Lewis em "O Professor Aloprado" (1963)

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    LIVROS | GIORGIO AGAMBEN
    A editora Autêntica publica três livros do filósofo italiano. "Meios sem Fim: Notas sobre a Política" (1) agrupa ensaios que discutem o significado político do termo "povo". "A Potência do Pensamento" (2) traz 21 textos, escritos nos últimos 30 anos, sobre três temas centrais do pensamento do autor: linguagem, história e potência. Já "Nudez" (3) parte de reflexões sobre obras de arte para traçar um panorama teológico-político do mundo hoje.
    (1) trad. Davi Pessoa | R$ 37 (136 págs.) | (2) trad. Antônio Guerreiro R$ 43 (368 págs.) | (3) trad. Davi Pessoa | R$ 39 (184 págs.)

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    EXPOSIÇÃO | LUIZ ZERBINI
    O artista apresenta na mostra "Natureza Espiritual da Realidade" uma instalação e oito pinturas, nas quais explora a justaposição entre natureza e arquitetura. Na instalação que dá nome ao conjunto dos trabalhos, Zerbini reúne dez mesas de madeira com objetos variados (conchas, pedras, tijolos, ladrilhos, plantas) -espécie de inventário das referências presentes em sua obra.
    Galpão Fortes Vilaça | tel. (11) 3392-3942 | de ter. a sex., das 10h às 19h sáb., das 10h às 18h | grátis | até 28/3

    Eduardo Ortega
    "Serra do Luar" (2014), acrílica sobre tela de Luiz Zerbini
    "Serra do Luar" (2014), acrílica sobre tela de Luiz Zerbini

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