• Ilustríssima

    Friday, 03-May-2024 12:14:36 -03

    Arquivo aberto - O estranho sorriso de Spock

    EDERLI FORTUNATO

    08/03/2015 03h49

    São Paulo, 2003

    Havia algo errado com o homem que vinha pelo corredor. Levei alguns segundos para perceber que era o sorriso.

    Mesmo ciente de que Leonard Nimoy -morto em 27/2, aos 83 anos- era ator e diretor, e que Spock, o alienígena que ele interpretava em "Jornada nas Estrelas", não existia fora da série criada por Gene Roddenberry em 1966, parecia errado vê-lo sorrindo como uma pessoa comum.

    Estava claro porque Nimoy travara uma batalha com seu personagem mais famoso, alternadamente declarando ser ou não ser Spock em duas autobiografias.

    Miguel Nascimento/Divulgação
    Leonard Nimoy, o Spock da série "Jornada nas Estrelas", e Ederli Fortunato (à dir.) em evento em São Paulo
    Leonard Nimoy, o Spock da série "Jornada nas Estrelas", e Ederli Fortunato (à dir.) em evento em São Paulo

    A questão parecia resolvida naquele dia de outubro em São Paulo, quando o ator norte-americano chegou para sua primeira convenção de fãs no Brasil, mas já calejado por centenas de eventos similares aos quais compareceu ao longo de sua carreira. Fosse hoje, sua presença no auditório do Anhembi seria o principal assunto do dia nas redes sociais.

    Em 2003, a chegada de Nimoy ao evento foi anunciada por um dos voluntários que aguardavam o carro do lado de fora do auditório, posto disputado pela chance de ver não apenas um ator famoso, mas o ícone de uma série que há muito havia deixado de ser apenas um programa de TV.

    Ciente de sua posição, Nimoy recusou a oferta de pedir calma ao público. "Let them be wild" (deixem eles serem livres), pediu aos organizadores do evento no camarim, na voz rouca talvez provocada pelos muitos cigarros que acabaram por destruir sua saúde.

    Informado de que eu seria sua intérprete, interessou-se em saber onde eu havia estudado, se o público compreendia o inglês. Era um homem desenvolto no contato com os fãs, tão igual e tão diferente do personagem que mudou sua vida.

    Como última preparação antes de entrar no palco, olhou para trás e trocou um sorriso amoroso, tão incomum a seu personagem, com sua mulher, antes de seguir para ser e não ser Spock mais uma vez.

    No palco, era uma estrela. Falou de "Jornada nas Estrelas", mas também de seu trabalho como fotógrafo, carreira que parecia ser seu caminho final antes que o diretor J.J. Abrams o trouxesse para viver Spock mais uma
    vez -e, graciosamente, dividir o personagem com o ator Zachary Quinto na reinvenção da franquia para o cinema, "Star Trek" (2009).

    Descreveu com detalhes a origem do golpe Vulcano, que fazia inimigos desmaiarem no seriado, e das imagens de "Shekhina", livro de fotos em que explorou o conceito da presença divina em imagens de nus femininos com peças rituais judaicas tradicionalmente usadas por homens.

    Não se assustava com a polêmica levantada pelas imagens e nem com o fim da carreira de ator.

    Assim como havia feito as pazes com seu personagem, Nimoy também havia selado um acordo de convivência com os fãs. Como mostra "Heróis Fora de Órbita" (1999), filme que satirizou "Jornada nas Estrelas", se a vida no planeta dependesse de saber minúcias de uma série, seria melhor consultar um fã e não um ator da produção.

    Mas não houve perguntas sem resposta, mesmo as dos fãs revoltados com o rumo da série após a morte de seu criador, em 1991. Eles imaginavam que, por ser Spock, o ator poderia mudar a direção da franquia que amavam.

    Nimoy sabia que não tinha essa carta na manga. Também não houve presente recusado, por mais insólito que fosse ou parecesse (como bonecos de Spock em papel e vários desenhos), gentileza de quem sabia dever parte da vida àquelas pessoas capazes de vestir um uniforme e passar o dia ao lado de seus pares.

    Atitude considerada aceitável quando envolve o futebol, nem tanto quando tem a ver com um seriado de TV. Ainda assim, vê-lo sorrindo era muito estranho.

    EDERLI FORTUNATO, 52, jornalista, tradutora e intérprete, é colaboradora da revista "Preview" e do site "Omelete".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024