• Ilustríssima

    Saturday, 27-Apr-2024 11:09:49 -03

    Prêmio Hugo dominado por controvérsia e por categorias sem premiados

    MICHELLE DEAN
    DO "GUARDIAN"

    28/08/2015 18h02

    O escritor chinês de ficção científica Liu Cixin conquistou o grande prêmio de melhor romance nos Hugo Awards 2015, em Spokane, Washington, por "The Three-Body Problem", na noite de sábado (22). "Guardiões da Galáxia" também foi premiado como melhor produção dramática longa, e um episódio da série "Orphan Black", da BBC, conquistou o prêmio para produção dramática curta.

    Mas os votantes do Hugo deixaram cinco categorias sem premiados, incluindo a de melhor romance curto e melhor conto.

    A World Science Fiction Society apontou em seu anúncio dos vencedores que o número de categorias sem premiação "não tinha precedentes". A organização informou que cinco "era o número total de vezes em que os votantes da WSFS haviam deixado uma categoria sem premiação em toda a história dos Hugo Awards, mais recentemente em 1977".

    O número sem precedentes de categorias sem premiados se seguiu a uma controvérsia causada por um bloco de votantes, conhecidos como "Sad Puppies" ou "Rabid Puppies", que decidiu no segundo trimestre deste ano que tentaria influenciar os resultados.

    O grupo disse que sua atitude era uma reação à transformação do Hugo em um "prêmio de ação afirmativa". Os Puppies se organizaram como bloco, no processo de indicação de candidatos, a fim de incluir mais concorrentes homens e brancos na cédula. E porque a participação de eleitores no processo de indicação é tipicamente baixa, a estratégia funcionou.

    Os críticos dos Puppies na comunidade da ficção científica apontam que seus líderes, entre os quais Vox Day e Brad Torgerson, estavam promovendo visões abertamente sexistas, racistas e homófobas. Entre os livros que constavam do bloco de indicações dos Puppies estava um trabalho da Patriarchy Press [editora do patriarcado]. Outro dos escritores que eles optaram por incluir, John C Wright, é mais conhecido por suas posições fortemente homófobas do que por seu trabalho.

    Muitos escritores proeminentes de ficção científica e fantasia que por acaso também são homens e brancos, como George RR Martin e John Scalzi, instaram os votantes a rejeitar os indicados dos Puppies. No Twitter, Scalzi se declarou feliz com o resultado.

    Entre os vencedores estão o primeiro volume de "Ms Marvel", escrito por G Willow Wilson e ilustrado por Adrian Alphona e Jake Wyatt, na categoria melhor graphic novel; e Julie Dillon, como melhor ilustradora profissional. Wealey Chu recebeu o John W Campbell Award como escritor revelação.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024