• Ilustríssima

    Tuesday, 30-Apr-2024 09:44:13 -03

    Um rosto e tantas histórias

    BOB SOUSA

    15/05/2016 02h04

    São Paulo, 2013

    "O fotógrafo é um espelho com memória." Esta frase do fotógrafo e grande parceiro na arte de retratar pessoas Márcio Scavone –que já tive a sorte de retratar–, presentifica-se de modo mais intenso em minha memória ao recordar alguns retratos que tive a felicidade de fazer.

    Um dos retratos que sempre tive o maior interesse em realizar foi o da atriz Nydia Licia (1926-2015), figura fundamental na história do teatro paulistano e brasileiro, cuja trajetória iniciou-se no lendário Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC. A atriz estreou no teatro, em 1947, no Grupo de Teatro Experimental, no espetáculo "À Margem da Vida", de Tennessee Williams, com direção de Alfredo Mesquita.

    No mesmo ano, volta aos palcos com o Grupo Universitário de Teatro em "O Baile dos Ladrões", de Jean Anouilh, com direção de Décio de Almeida Prado. Por meio dos dois espetáculos de estreia, a sempre bela, discreta e elegante Nydia iniciava uma sólida carreira como atriz, diretora, professora e empresária teatral, cuja importância é inequívoca.

    Pela importância da artista, eu –um aficionado por teatro–, nutria um desejo intenso de conhecê-la e, por intermédio da atriz, retratá-la e saber um pouco mais sobre o grande e mais importante fotógrafo de sua geração: Fredi Kleemann.

    Na condição de formador da fotografia teatral, queria que Kleemann me fosse trazido por Nydia: espécie de retrato fonético cuja imagem se posporia à dela.

    A foto integraria uma série de retratos que daria origem ao livro "Retratos do Teatro" (2013), publicado pela Editora Unesp, cujo principal intento era criar um panorama da cena teatral paulistana, com a curadoria do professor e pesquisador Alexandre Mate. Ao ler o nome da atriz na lista elaborada pelo professor, passei a contar os minutos para estar diante de Nydia.

    Como quem iria assistir a um grande espetáculo, fomos à casa de Nydia: eu, a produtora Laura Salerno e meu filho Pedro, que, na condição de parceiro e cúmplice de algumas aventuras fotográficas, me auxiliaria a relembrar aquela história. Para o professor Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, toda memória é social e pressupõe interlocução entre os "atores" que detêm determinada lembrança.

    Ao tocar a campainha e ouvir a voz da atriz, que solicitava que a aguardássemos, espantado, e com nove anos então, Pedro disse:

    – É ela? Parece que já estamos numa peça.

    A sessão de fotos transcorreu lindamente, e Nydia, com toda a sua experiência e carisma, foi narrando um pouco da história da sua vida, imbricada à sua carreira, sobretudo no TBC. Ao falar sobre o amigo e parceiro Fredi Kleemann, a atriz emocionou-se muito, mas ficou extremamente feliz ao saber que seu trabalho ainda ecoava para uma geração tão distante da que viveu nos anos 1950.

    Outro relato impressionante ocorreu quando Nydia relembrou outra grande atriz do teatro brasileiro: Cleyde Yáconis. De certa forma, Nydia foi uma das responsáveis pela estreia de Cleyde, que a substituiu, em 1950, no espetáculo "O Anjo de Pedra", de Tennessee Williams, no papel da sensual Rosa. A montagem, que seria um dos grandes sucessos do TBC, foi dirigida pelo italiano Luciano Salce, tendo como assistente o importantíssimo ator Sérgio Cardoso, então marido de Nydia Licia.

    A amizade entre as duas permaneceu pelo tempo de vida de ambas. Nydia se propôs a nos ajudar a realizar o retrato de Cleyde, o que, no entanto, não se realizou pela sua saúde bastante frágil naquele momento.

    De qualquer modo, ao se olhar o retrato de Nydia, com alguma atenção e afeto, poderá divisar-se nele Fredis, Cleydes, Sérgios, Décios. Um imenso coro de gentes fulgura no rosto iluminado da grande e inesquecível atriz.

    BOB SOUSA, 43, fotógrafo especializado em artes cênicas, é autor do livro "Retratos do Teatro" (Editora Unesp).

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024