• Ilustríssima

    Sunday, 28-Apr-2024 06:37:32 -03

    Corrupção é tema de primeiro debate dos Seminários Ilustríssima

    07/08/2016 02h00

    O caderno inaugura, com o debate "Corrupção Sistêmica: Os Controles Falharam?", os Seminários Ilustríssima.

    Serão três ciclos de encontros, sempre na capital paulista, em parceria com a Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada da FGV Direito SP, com o Cebrap (Centro Brasileiro Análise Planejamento) e com o Centro de Políticas Públicas do Insper.

    "A 'Ilustríssima', como caderno de ideias, se transformou num fórum importante do debate político, econômico e institucional. Os seminários são uma forma de aprofundar e expandir esse debate", diz Marcos Augusto Gonçalves, editor do caderno.

    Os seminários com a FGV, que acontecem em seu auditório (rua Rocha, 233), trazem discussões sobre temas da agenda de reformas institucionais e regulatórias voltadas ao enfrentamento da crise política e econômica pela qual passa o Brasil. Serão discutidos os limites de gastos na saúde e educação, a gestão de estatais e a reforma política, além do papel do Ministério Público e governança corporativa.

    "Para a FGV Direito SP, que tem por missão fundamental contribuir para o desenvolvimento de nossa sociedade, é um privilégio estabelecer essa colaboração, especialmente num momento de crise, em que o país exige um debate público mais profundo sobre o seus principais desafios", diz Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito e colunista da Folha.

    O primeiro encontro, com o procurador-geral da República Rodrigo Janot e a professora de Yale Susan Rose-Ackerman, será nesta quinta (11), às 17h. Participam como debatedores Carlos Ari Sundfeld e Caio Mario da Silva Pereira Neto, da FGV Direito, com mediação de Uirá Machado, editor de "Opinião" da Folha. As inscrições devem ser feitas pelo site da instituição (goo.gl/4ehVPp).

    O primeiro assunto dos seminários em parceria com o Cebrap, que acontece no dia 16/8, às 11h, no auditório da instituição, na rua Morgado de Mateus, 615, na Vila Mariana, são as novas regras de financiamento de campanhas eleitorais. Participam Bruno Reis, professor de ciência política da Universidade Federal de Minas Gerais, e Renato Pereira, antropólogo, sócio da agência Prole, responsável por campanhas como as de Eduardo Paes (PMDB) e Aécio Neves (PSDB). A mediação fica a cargo do editor de "Mercado" da Folha, Ricardo Balthazar.

    Os próximos encontros versam sobre os conflitos entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, sobre a reforma da Previdência, direitos sociais, além de religião no sistema político, a mídia e a crise e novos atores políticos. "Os temas propostos nos seminários visam discutir, no calor da hora, as transformações pelas quais o país vem passando. Os debates confrontam a perspectiva acadêmica com a de outros atores sociais, procurando pautar o debate público, quase sempre muito apressado e superficial", diz Ronaldo Almeida, diretor científico do Cebrap.

    Os seminários em parceria com o Insper começam no dia 29/8, às 8h30, na rua Quatá, 300, na Vila Olímpia. Em pauta, a administração pública dos municípios. "A missão do Centro de Políticas Públicas do Insper é discutir com a sociedade a implementação de políticas que possam levar ao crescimento da produtividade com justiça social. Isso implica avaliar os programas públicos existentes, apresentar novas propostas e debatê-las com formadores de opinião", diz Naercio Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024