• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 05:55:37 -03

    Saiba mais sobre Joseph Goebbels

    da Folha Online

    21/07/2008 11h59

    Paul Joseph Goebbels nasceu em 29, de outubro de 1897, em Rheydt (Leste da Alemanha) e morreu em 1º de maio de 1945, em Berlim (capital do país). Goebbels foi ministro da Propaganda na Alemanha nazista. É atribuída a ele a apresentação do regime nazista sob uma ótica positiva ao povo alemão.

    Goebbels exerceu o cargo de chanceler do país por um dia após o suicídio de Adolf Hitler, mas o próprio Goebbels e sua mulher, Magda Ritschel, se suicidaram bebendo veneno, depois de o darem de beber a seus seis filhos.

    Divulgação
    O ministro nazista da Propaganda, Joseph Goebbels.
    O ministro nazista da Propaganda, Joseph Goebbels.

    Ele foi dispensado do serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), supostamente por ter contraído poliomielite da infância, segundo a Enciclopédia Britannica.

    Ele se formou na Universidade Heidelberg em 1922, onde obteve um doutorado em filologia, e chegou a escrever um romance expressionista na década de 20 do século passado. Segundo a Britannica, ele não foi anti-semita desde o início –tendo chegado inclusive a se envolver com uma mulher de descendência em parte judia.

    Em 1924, Goebbels ficou amigo de membros de um grupo nacional-socialista e chegou a se tornar administrador distrital do NSDAP (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores da Alemanha, na sigla em alemão) em Elberfeld e foi editor da revista quinzenal do partido. Em 1926, Hitler o indicou para ser líder distrital em Berlim.

    Em 1928, Hitler nomeou Goebbels como diretor de propaganda do partido para toda a Alemanha. Ele começou a criar o mito em torno da figura de Hitler e a instituir os eventos e manifestações do partido, que acabaram por disseminar as idéias do nazismo no país.

    Entre 1937 e 1938 ele se envolveu com uma atriz tchecoslovaca, que quase lhe custou a carreira no partido e seu casamento.

    Em 30 de abril de 1945 ele assumiu o cargo de chanceler, seguindo o testamento deixado por Hitler.

    Fonte:: Enciclopédia Britannica

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024