• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 00:59:57 -03

    Santander compra aviões da Embraer e aluga para a aérea Azul

    DE SÃO PAULO

    30/08/2010 13h26

    O banco Santander vai comprar aviões Embraer e alugá-los para a companhia aérea Azul. No total, o negócio com a comercialização dos seis jatos 195 vai somar US$ 250 milhões, anunciou nesta segunda-feira a instituição.

    De acordo com o Santander, a operação terá 80% de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e garantia da Sociedade Brasileira de Crédito à Exportação.

    Pelo modelo, chamado de spanish leasing, a companhia aérea pagará aluguéis semestrais para o Santander por 12 anos, que é o prazo de amortização do empréstimo do BNDES. Ao final do período, o banco terá a opção de vender as aeronaves ou negociar com a Azul para continuar a alugá-las.

    Segundo a instituição, a operação irá ter impacto na geração de empregos, com 100 novas vagas diretas e 300 indiretas.

    VANTAGENS

    Entre as vantagens para a Azul, a companhia destaca não precisar desembolsar cerca de 20% do valor total com a operação, como ocorre normalmente na aquisição de aeronaves. 'O prazo alongado para o pagamento ao Santander e o fato de poder financiar 100% deixam o caixa da empresa mais livre para investir na expansão da frota, um dos seus objetivos no momento', diz John Rodgerson, vice-presidente financeiro da Azul Linhas Aéreas.

    Atualmente, a Azul conta com uma frota composta por 10 aeronaves Embraer 190 e 11 Embraer 195 e conecta 27 destinos.

    O banco destacou como ponto positivo da negociação a possibilidade de aprofundar o relacionamento com a Azul.

    "O Santander desenvolveu uma área de negócios especializada em financiamento para aéreas e é o único 'player' a contar com uma estrutura assim. Isso nos ajudou a encontrar uma relação de ganha-ganha com a Azul", diz Maurício César Farias, superintendente executivo de Retail & Aviaton.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024