• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 03:12:50 -03

    Casa Branca prepara lista de candidatos à liderança do BC dos EUA, diz agência

    DA REUTERS

    28/06/2013 10h58

    A Casa Branca está montando uma pequena lista de candidatos para a sucessão do presidente do Fed (Federal Reserve), banco central americano, Ben Bernanke, disse a agência Reuters, citando uma fonte familiarizada com o processo na quinta-feira (27).

    O secretário do Tesouro, Jack Lew, seria o responsável pela condução da pesquisa.

    Vice-presidente do BC dos EUA pode ser a primeira mulher a liderar a instituição

    A expectativa é de que Bernanke deixe o cargo no Fed quando seu segundo mandato terminar em 31 de janeiro, depois de oito anos agitados ajudando a economia dos Estados Unidos a se recuperar da pior recessão desde a grande depressão.

    O presidente Barack Obama indicou em entrevista na televisão neste mês que Bernanke irá deixar o posto e o comparou ao diretor de longa data do FBI (Birô Federal de Investigações, em inglês), Robert Mueller, que concordou em ficar no cargo por dois anos a mais do que planejara, e agora irá sair.

    Lew tem estruturado uma pequena lista com a ajuda de várias autoridades de altos cargos da Casa Branca, disse a fonte, falando sob condição de anonimato.

    Não havia informações sobre quem está na lista, embora a vice-presidente do Fed, Janet Yellen; o ex-conselheiro de Obama Lawrence Summers; e o ex-secretário do Tesouro Timothy Geithner sejam considerados as opções mais prováveis.

    Alex Wong/Getty Images/France Presse
    Timothy Geithner, ex-secretário do Tesouro dos EUA e um dos candidatos à presidência do Fed
    Timothy Geithner, ex-secretário do Tesouro dos EUA e um dos candidatos à presidência do Fed

    "Nós nos recusamos a comentar a especulação de qualquer assunto sobre membros até que o presidente tenha tomado suas decisões e esteja pronto para anunciá-las", disse a porta-voz da Casa Branca Amy Brundage.

    "O presidente acredita que Bernanke é um parceiro vital e excelente em promover nossa recuperação econômica e continua a servir de modo admirável e com distinção durante esse período importante para nosso país", disse ela.

    Bernanke ainda não disse se gostaria de ficar mais quatro anos no comando do banco central, mas têm feito pouco para atenuar a especulação de que está pronto para sair.

    A provável sucessão pode ocorrer em um momento delicado para a política monetária dos Estados Unidos.

    ESTÍMULOS

    Bernanke disse na semana passada que o BC espera reduzir ainda neste ano o volume de dinheiro que está injetando na economia a cada mês através de seu programa de compras de títulos.

    Ele disse que o Fed provavelmente encerrará o programa por volta de meados do próximo ano, quando autoridades do BC esperam que a taxa de desemprego tenha caído para cerca de 7%, ante os atuais 7,6%.

    A ampla maioria dos economistas consultados pela agência Reuters disse que Obama deve escolher Yellen.

    Se for indicada e confirmada pelo Senado, Yellen, que atua como vice-presidente do Fed desde outubro de 2010, será a primeira mulher a liderar o banco central.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024