• Mercado

    Saturday, 04-May-2024 06:57:20 -03

    Superprodução fracassa na estreia e deve dar prejuízo de US$ 100 mi à Disney

    DO "FINANCIAL TIMES"

    09/07/2013 03h00

    A Disney deve se ver forçada a contabilizar pelo menos US$ 100 milhões como prejuízo depois do pavoroso fim de semana de estreia de "O Cavaleiro Solitário", seu filme de grande orçamento para o verão americano --e que tem estreia prevista para esta sexta-feira no Brasil.

    O filme tinha um orçamento de produção de US$ 250 milhões, e a Disney investiu mais de US$ 100 milhões no marketing do lançamento.

    Mas, a despeito da presença de Johnny Depp, "O Cavaleiro Solitário" faturou só US$ 49,8 milhões nos quatro dias do feriado do 4 de Julho.

    Analistas da Cowen and Company preveem que a Disney terá de contabilizar ao menos US$ 100 milhões como prejuízo, no segundo ano consecutivo em que um de seus grandes filmes fracassa.

    Em 2012, a empresa contabilizou perda de US$ 200 milhões com o fracasso de "John Carter - Entre Dois Mundos".

    Mas o fracasso de "O Cavaleiro Solitário" desperta questões para a Disney quanto aos riscos associados às produções de grande orçamento --e quanto ao relacionamento entre o estúdio e Jerry Bruckheimer, o produtor do filme.

    Bruckheimer, produtor de sucessos como "Top Gun - Ases Indomáveis", trabalha em associação com a Disney há muito tempo e criou a série "Piratas do Caribe", um dos grandes sucessos do estúdio nos últimos anos.

    Mas vem enfrentando fracassos mais recentemente, com filmes de baixa bilheteria como "O Aprendiz de Feiticeiro" e "Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo", produzidos para a Disney.

    A Disney, como os demais estúdios, vem produzindo menos filmes a cada ano, mas apostando mais dinheiro em continuações de passados sucessos ou em filmes baseados em personagens tornados famosos em outras mídias, tais como brinquedos e livros.

    OUTROS FRACASSOS

    A Sony Pictures também amargou dois fracassos neste ano --o primeiro com "Depois da Terra", ficção científica estrelada por Will Smith, e "Ataque à Casa Branca".
    O grande vencedor entre os estúdios, nos lançamentos do verão norte-americano, foi a Universal, controlada pela Comcast, a maior operadora de TV a cabo dos EUA.

    O estúdio arrecadou US$ 142 milhões neste final de semana com "Meu Malvado Favorito 2", cujo custo de produção foi de US$ 75 milhões.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024