• Mercado

    Thursday, 25-Apr-2024 14:35:10 -03

    Especulação leva à queda de preço nos lançamentos de imóveis em Brasília

    CLARA ROMAN
    DE SÃO PAULO

    31/12/2013 03h00

    Destoando de outras grandes capitais, os preços dos imóveis lançados em Brasília apresentaram uma forte queda neste ano, com redução de 35,5% na comparação com os valores cobrados em 2012, segundo dados da Geoimovel.

    Após o boom, preços de imóveis ainda sobem nos principais mercados do país
    Maior interesse dos bancos por financiamento imobiliário impulsiona expansão do setor

    A região passou por um processo semelhante ao de outras partes do país, com um número alto de lançamentos no período do boom, o que acarretou um excesso de estoque nos últimos dois anos.

    Houve, porém, um problema pontual da capital federal, onde uma parcela significativa das unidades foi vendida a investidores, que almejavam lucrar com a valorização e não conseguiram o retorno esperado, segundo Carlos Hiram Bentes David, presidente do Secovi-DF.

    Segundo ele, o interesse maior em imóveis como aplicação, em oposição à compra para moradia, deve-se a uma característica de Brasília, que reúne pessoas de renda mais alta vindas de outros Estados -e que, por isso, não conhecem bem o mercado do DF.

    Esse processo atingiu com menor intensidade os imóveis usados. Dados da entidade apontam queda nos preços até outubro e recuperação em novembro, sobre 2012. David prevê que, com a absorção dos imóveis novos, os preços se reequilibrem em um patamar mais baixo.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024