• Mercado

    Friday, 03-May-2024 23:46:36 -03

    Veja as tendências e o que deve sair de moda para as pequenas empresas

    DHIEGO MAIA
    FELIPE GUTIERREZ
    HELOISA BRENHA
    DE SÃO PAULO

    06/01/2014 03h20

    Se nada é mais poderoso do que uma ideia cuja hora chegou, como ensina a frase atribuída ao dramaturgo Victor Hugo (1802-1895), vale a pena saber quais são as informações que estão para conquistar o mercado.

    Estar com a ideia do momento na cabeça e abandonar o que não funciona mais é uma vantagem competitiva para um pequeno empresário.

    Em 2014, as eleições e a Copa certamente vão influenciar a maneira como serão feitos negócios —para o mal e para o bem. Seja trazendo dúvidas ao investidor que vai escolher um novo negócio no qual quer apostar, seja trazendo mais clientes para um hotel.

    *

    Veja algumas das ideias cujas horas estão próximas.

    INVESTIMENTO

    HÁ DE VIR
    O ano é de incerteza: as eleições fazem com que o dinheiro do governo seja mais escasso —deve haver menos editais de fomento às start-ups. O investidor privado também deve ficar mais receoso, segundo Bruno Rondani, do concurso Desafio Brasil, da FGV. Captar novos recursos nesse cenário será tarefa árdua.

    É PASSADO
    A presença de fundos estrangeiros interessados em novas empresas não deve ser como nos últimos anos.

    -

    VAREJO

    HÁ DE VIR
    A Copa será positiva para o varejo brasileiro em 2014, na análise de Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo da FIA. O evento será "o embrião para novos negócios".

    É PASSADO
    Para as concessionárias: incentivada nos últimos anos pela redução de impostos pelo governo, a venda de automóveis, na previsão de Fouto, deverá cair consideravelmente já no primeiro trimestre do ano.

    -

    INDÚSTRIA

    HÁ DE VIR
    Irá melhor quem investir em nichos.

    "Não dá para massificar. O ideal é alcançar públicos específicos com produtos de alta qualidade", diz Jouseth Couri, do sindicato da pequena indústria.

    É PASSADO
    Para Fábio Silveira, da consultoria GO Associados, indústrias que usam mão de obra intensiva tendem a perder competitividade para as mais tecnológicas

    -

    LEGISLAÇÃO

    HÁ DE VIR
    O STF irá decidir se as empresas podem fazer doações à campanhas políticas. Para Paulo Feldman, da Fecomercio-SP, os projetos e pedidos que as pequenas empresas enviam aos parlamentares não são aceitos "porque quem contribui com as campanhas são grandes corporações".

    É PASSADO
    A lei que define o teto de faturamento para enquadramento no Simples precisa ser revista.

    Pedro Ladeira - 11.dez.2013/Folhapress
    Sessão do STF que começou a julgar ação que visa à proibição do financiamento de campanhas políticas por empresas
    Sessão do STF que começou a julgar ação que visa à proibição do financiamento de campanhas políticas por empresas

    -

    SERVIÇOS

    HÁ DE VIR
    Os serviços não tiveram grande crescimento em 2013. Mas dentro do setor há áreas que podem ir bem, como transportes e hotelaria. "Esses serviços foram beneficiados não só pela Copa, mas também pelo fortalecimento da classe média", diz o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

    É PASSADO
    Empresas que oferecem capacitação profissional e apoio operacional devem crescer menos, pois já se expandiram em preparação para a Copa, diz o Sebrae.

    -

    FRANQUIAS

    HÁ DE VIR
    A ABF (Associação Brasileira de Franchising) prevê que em 2014 as franquias cresçam 12% em faturamento, puxadas principalmente por bandeiras dos setores de saúde e beleza, alimentação e serviços domésticos.

    É PASSADO
    O coordenador de estudos de varejo da ESPM, Ricardo Pastore, diz que as franquias de hipermercados perderam fôlego, pois pessoas abandonaram o hábito de fazer grandes compras, preferindo lojas de bairro.

    Alessandro Shinoda/Folhapress

    -

    INTERNET

    HÁ DE VIR
    Na Ásia, na Europa e nos EUA cresce muito o uso do telefone para comparar preços ou fazer compras. Isso se chama "omnichannel". As empresas de varejo on-line vão ter que se adaptar, afirma Pedro Guasti, da consultoria E-bit.

    É PASSADO
    Não é mais preciso convencer alguém a comprar pela web. Só não compra quem não tem poder aquisitivo. O medo já passou, diz Guasti.

    Mike Segar/Reuters
    Empresas precisam se adaptar para a busca de informações e compra de produtos pelo celular
    Empresas precisam se adaptar para a busca de informações e compra de produtos pelo celular

    -

    EXPORTAÇÃO

    HÁ DE VIR
    O diretor da Apex (agência para ajudar a exportar) Ricardo Santana afirma que quem quer começar a exportar precisa olhar para "Colômbia, Chile, Uruguai e Peru, que estão crescendo". Ele diz que, para quem já tem alguma experiência em mercados estrangeiros, 2014 deve ser um bom ano nos EUA.

    É PASSADO
    Segundo Santana, empresas precisam parar de atuar fora do país sem tentar entender o contexto diferente de cada região.

    -

    EVENTOS

    HÁ DE VIR
    Em um ano normal, 65% dos investimentos em eventos acontecem no segundo semestre, diz Kito Mansano, da Associação de Marketing Promocional. Mas 2014 não é um ano normal. O primeiro semestre vai ser mais importante. A dica é correr.

    É PASSADO
    Grandes shows não fecham as contas só com a bilheteria. "A tendência é não ter mais. Eles são muito arriscados", afirma Mansano.

    Adriano Vizoni/Folhapress
    A cantora americana Madonna em apresentação no estádio do Morumbi, em São Paulo
    A cantora americana Madonna em apresentação no estádio do Morumbi, em São Paulo
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024