• Mercado

    Monday, 13-May-2024 17:01:10 -03

    'Indústria do verão' fatura até 71% mais

    GABRIELA BAZZO
    CLARA ROMAN
    DE SÃO PAULO

    12/01/2014 02h00

    O verão com temperaturas quase 3°C acima da média tem sido especialmente lucrativo para empresas que já costumam registrar aumento das vendas nesta época. As vendas de sorvetes da Rochinha, que tem mil pontos no Estado de São Paulo, cresceram 35% desde o Natal.

    Na capital, a sorveteria Bacio di Latte registrou aumento de cerca de 15% nas vendas. "Entre o Natal e o final do ano, São Paulo estava vazia, mas nossas lojas ficaram cheias", diz um dos sócios, Nick Johnston. A Diletto, com 3.000 pontos de venda, chega a vender 30% mais sorvetes durante o verão.

    Colhedor de café viaja 1.200 km para vender sorvete em praia paulista

    A Frooty Açaí afirma ter tido um aumento de 71% em seu faturamento em dezembro de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 8,5 milhões. A receita anual é de R$ 75 milhões. O diretor Marcelo Cesana afirma que a empresa contratou mais 40 funcionários para atender à demanda, um crescimento de 38%. O calor é um dos motivos, além da expansão da empresa.

    "Bota melhor nisso. Está bombando", afirma. Os bares também estão lotados. Marcela Silva, proprietária do bar e restaurante As Mineiras, mudou o cardápio para aproveitar o verão. Ela aumentou em 17% as vendas de comida acrescentando saladas e pratos leves ao tradicional leitão a pururuca e ao torresmo.

    Leonardo Soares-08.jan.2014/Folhapress
    Jaime Rodrigues, que foi de Minas para Ilhabela vender sorvete
    Jaime Rodrigues, que foi de Minas para Ilhabela vender sorvete

    Além disso, por causa do calor, a venda de cerveja aumentou 15% em relação ao último verão, a de sucos, 20%, e a de caipirinha, 10%. As altas temperaturas também refletem nas vendas de gelo. Segundo Wanderley Polegato, gerente da Coopergelo, desde a segunda quinzena de dezembro, a produção cresceu entre 30% e 40% –20 toneladas são produzidas diariamente na fábrica.

    O Wet'n Wild, parque aquático em Itupeva (70 km de São Paulo), registra o segundo melhor janeiro da história do empreendimento, inaugurado em 1998. "Se o calor continuar firme, vamos fechar o mês em torno de 100 mil visitantes", diz o presidente, Alain Baldacci. No chuvoso janeiro de 2013, o parque recebeu 48 mil pessoas.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024