• Mercado

    Friday, 03-May-2024 21:24:16 -03

    Fiat Uno é o carro com a menor desvalorização

    DO "AGORA"

    18/01/2014 14h30

    Carros populares são os veículos que menos perderam valor para revenda em 2013, segundo o levantamento AutoInforme/Molicar.

    O Fiat Uno, nas versões Attractive e Way, é apontado como o carro com a menor desvalorização de revenda do mercado brasileiro.

    Esses modelos perderam 8,7% do preço após um ano de uso. A desvalorização média no período foi de 14,2%.

    Quem comprou um Attractive em dezembro de 2012 por R$ 27.100 poderia vendê-lo, um ano depois, por R$ 25.000, conforme cotação da consultoria Molicar.

    O baixo custo de manutenção e a popularização dos modelos influenciam no valor de revenda, explica Vitor Meizikas, diretor-executivo da Molicar. "Quanto mais comum é o carro, maior é sua aceitação no mercado de usados, o que costuma ocorrer comosmais versáteis."

    Alguns modelos, no entanto, fogem à regra de menor depreciação comum aos populares. São exemplos disso o City, da Honda, e o Jetta, da Volkswagen, ambos com uma desvalorização de 9,9%. "Existem questões estéticas, de conforto e de segurança que, para uma parte dos consumidores são importantes e isso tem reflexo no valor do carro", analisa.

    MUDANÇAS

    Anúncios de alterações na aparência ou de interrupção da produção também têm impacto negativo no preço de revenda.

    O Ford Ka, o Chevrolet Agile e o Renault Logan, cujas montadoras anunciaram mudanças nas carrocerias após 2013, perderam entre 12,2% e 14,1% de valor de revenda, ficando um pouco abaixo dos primeiros colocados do ranking.

    O Ford Fiesta Rocam 1.0, com desvalorização de 13,1%, deixará de ser fabricado.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024