• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 12:55:14 -03

    Sony e Lenovo podem fazer sociedade em PCs, diz TV japonesa

    DA REUTERS

    01/02/2014 13h03

    A empresa japonesa Sony Corp e a empresa chinesa de tecnologia Lenovo Group estão em conversações para uma possível associação que assumiria a unidade de PCs Vaio Sony no exterior, disse a rede de TV japonesa NHK neste sábado (1º).

    A Lenovo, líder mundial em PCs, vem de uma série de aquisições. Nesta semana, a chinesa comprou a unidade de smartphones da Motorola, que era de propriedade da Google, por US$ 2,91 bilhões.

    Segundo a empresa, o negócio faz parte da estratégia para expandir sua presença no mercado de smartphones. "Seremos um participante forte no mercado de smartphones dos Estados Unidos e da América Latina", disse Wong Waiming, diretor financeiro da Lenovo, no anúncio da compra.

    Na penúltima quinta-feira (23), a Lenovo anunciou que compraria a maior parte da divisão de servidores da IBM, em um negócio de US$ 2,3 bilhões. Em 2005, a chinesa comprou a ThinkPad, linha de laptops da IBM.

    IMPRECISÃO

    "A Sony continua a analisar várias opções para seus negócios de PCs, mas a reportagem da imprensa sobre uma possível aliança entre a Sony e a Lenovo para o seu setor de PCs é imprecisa", disse a empresa japonesa, em comunicado.

    A Sony disse que pretende rever a sua estratégia de produtos e fabricação para a unidade Vaio, uma vez que está enfrentando queda na operação de PCs, atingida pela popularidade de smartphones e tablets.

    A Sony, que vai divulgar resultados na próxima semana, já havia previsto que seus negócios com PCs terão prejuízo no ano fiscal que termina em março, mas sem revelar números.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024