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    Africa é eleita agência do ano por revista americana

    DE SÃO PAULO

    03/02/2014 20h32

    A agência Africa foi eleita a International Agency of the Year (Agência Internacional do Ano, em tradução livre) pela "Advertising Age", publicação americana considerada referência na propaganda mundial.

    É a primeira vez em 14 anos que uma agência brasileira conquista o prêmio, considerado o Oscar da área -a única outra foi em 2000, quando a AlmapBBDO foi escolhida.

    "Nós ficamos impressionados com a Africa porque fazem um trabalho muito bom com marcas grandes, que podem ser muito desafiadoras", conta Laurel Wentz, editora internacional da "Advertising Age", que publica a lista desde 1984.

    Entre os critérios para a eleição da agência estão o crescimento, a criatividade das campanhas, a inovação e a contribuição para o sucesso dos negócios do cliente.

    Ela também diz que a publicação vem observando um crescimento na criatividade da América Latina. Nos últimos quatro anos, três das agências escolhidas como Agência Internacional do Ano foram do continente: além da Africa, uma colombiana e uma argentina.

    Para Sergio Gordilho, copresidente e diretor-geral de criação da Africa, um dos diferenciais da agência é a produção de campanhas que hoje fazem parte da cultura popular.

    Outro ponto de destaque, segundo Gordilho, é o desempenho da agência no meio digital. A Africa produziu alguns dos comerciais mais vistos no YouTube.

    A Africa é a 7ª maior agência do Brasil, tem 11 anos de história e faz parte do Grupo ABC - 19º maior do mundo e com capital 100% nacional. Em 2013, sua receita foi de R$ 2,2 bilhões, um crescimento de 18% em relação a 2012. Atualmente, 300 funcionários trabalham na Africa, divididos em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e São Francisco.

    Segundo Gordilho, a agência procura novas ideias, independente do meio em que serão veiculadas.

    "Estamos vivendo um momento tão eufórico na área de tecnologia, nessa era pós-redes sociais, onde o consumidor tem tanta força, que a agência deve entender essa situação e trazer ideias para os clientes e para fortalecer suas marcas", diz.

    Ele também acredita em um fortalecimento ainda maior da área publicitária por causa de eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada.

    A Africa tem, entre seus clientes, a Folha.

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