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    Lucro líquido da Via Varejo sobe 268% e chega a R$ 1,175 bilhão em 2013

    CLAUDIA ROLLI
    DE SÃO PAULO

    13/02/2014 11h59

    A Via Varejo, empresa de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar, obteve lucro líquido de R$ 1,175 bilhão no ano passado. O resultado representa alta de 268% em relação ao desempenho de 2012, segundo comunicou ao mercado a companhia.

    O crescimento no ano passado foi atribuído em parte ao resultado registrado no quarto trimestre, quando o lucro líquido chegou a R$ 769 milhões - aumento de 252% em comparação com o mesmo período de 2012.

    De acordo com a empresa, as melhorias operacionais, aumento nas vendas, melhoria de rentabilidade, ganhos de participação de mercado e geração de caixa também são fatores que contribuíram para o desempenho positivo em 2013.

    O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de R$ 2,394 bilhões. O resultado é 84,9% superior ao do ano de 2012. O Ebtida é uma medida de desempenho das operações da empresa.

    A receita líquida da empresa atingiu R$ 21,755 bilhões, ante R$ 19,454 bilhões em 2012, em alta de 11,82%.

    No quarto trimestre, a receita cresceu 11,7% na comparação com o mesmo período de 2012 - considerando o conceito vendas nas mesmas lojas, esse crescimento foi de 9%.

    BLACK FRIDAY

    Formada pela união das lojas de Casas Bahia e Ponto Frio, a Via Varejo tem participação de 27,5% no mercado de varejo especializado em eletroeletrônicos, segundo dados da consultoria GfK de novembro de 2013.

    Esse percentual era 2,9 ponto percentual menor em novembro de 2012.

    "O avanço ocorreu em novembro e se deve fortemente ao efeito da Black Friday", disse o presidente da empresa, Francisco Valim, durante conferência de apresentação de resultados.

    A companhia abriu 41 novas lojas no ano passado - sendo 36 das Casas Bahia e 5 Ponto Frio ­- e encerrou 2013 com 999 lojas no país.

    Em dezembro, a Via Varejo fez uma oferta pública de ações na Bolsa e captou R$ 2,845 bilhões. Esse montante foi para o bolso dos controladores que venderam suas ações - a família Klein, fundadora da Casas Bahia, e o Grupo Pão de Açúcar.

    Após a oferta, o Grupo Pão de Açúcar segue como sócio majoritário com 43,3% de participação, 29,3% é a fatia que pertence a investidores que compraram as ações no mercado e 27,3% pertencem à família Klein.

    Uma das metas da empresa para 2014 é incrementar sua participação no mercado de móveis, após adquirir no ano passado a Móveis Bartira.

    "Queremos ampliar nossa participação nesse mercado", disse Valim.

    Folhainvest

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