• Mercado

    Saturday, 18-May-2024 10:03:07 -03

    Shopping abrirá de madrugada para atender fila da 1ª Apple Store no Brasil

    OSNI ALVES
    DO RIO

    14/02/2014 12h15

    Em um espaço de 700 metros quadrados, dentro de um shopping de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, a Apple inaugura amanhã, às 11h, a sua primeira loja própria no Brasil.

    Diante da expectativa em torno da abertura da Apple Store do Rio, o Village Mall vai manter suas portas abertas ao longo da madrugada deste sábado (15) para abrigar a esperada fila de consumidores.

    Com duas áreas no formato de um retângulo, o padrão da loja remete de imediato a outros endereços conhecidos da empresa, como a famosa loja na 5ª Avenida, em Nova York. Segundo o vice-presidente de varejo da Apple no Brasil, Steve Cano, o interesse em torno das lojas se justifica pelo atendimento dado aos consumidores. As lojas Apple são conhecidas por ensinarem aos clientes como usar os equipamentos da empresa.

    De acordo com o executivo da Apple, o plano da companhia americana é abrir muitas outras lojas no Brasil.

    O preço dos aparelhos e acessórios será o mesmo praticado na loja virtual brasileira (inaugurada em 2009), onde um iPhone 5S custa a partir de R$ 2.799. Nos Estados Unidos, o preço inicial do mesmo modelo de aparelho é R$ 1548 (U$ 649).

    As compras à vista terão 10% de desconto.

    Em 2011, Aloizio Mercadante, então ministro da Ciência e Tecnologia (hoje da Casa Civil), negociou a vinda da Foxconn –que fabrica os produtos da Apple– ao Brasil, com a promessa de baratear os preços de iPhones e outros produtos da empresa. A fábrica foi instalada no país, mas um desacordo sobre tecnologia emperra a produção.

    A Apple tem 422 lojas próprias espalhadas por Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Canadá, Itália, Austrália, China, Suíça, Alemanha, França, Espanha, Hong Kong, Holanda e Suécia. O Brasil é o 15º país no mundo a ter uma Apple Store e o primeiro na América Latina.

    A companhia não quis informar o investimento feito na loja brasileira. Entre os 45 funcionários selecionados para a unidade do Rio, três passaram meses em treinamento nos Estados Unidos.

    Divulgação
    Loja da Apple no Rio, no Village Mall, que será inaugurada no sábado (15)
    Loja da Apple no Rio, no Village Mall, que será inaugurada no sábado (15)

    RESULTADO OPERACIONAL

    O resultado do primeiro trimestre do ano fiscal de 2014 será divulgado dia 26 de fevereiro, porém, no balanço do ano passado a empresa registrou a primeira queda do lucro líquido anual em 11 anos. Foi US$ 37 bilhões (R$ 89,6 bi), um recuo de 11% em comparação a igual período de 2012.

    Com relação às vendas, a companhia comercializou 33,8 milhões de iPhones nos três últimos meses de 2013, ou 26% a mais que em igual período do ano anterior. As vendas do tablet iPad atingiram 14,1 milhões de unidades contra 14 milhões de 2012.

    O volume de vendas da App Store em 2013, a loja virtual de aplicativos, foi de cerca de US$ 10 bilhões (R$ 24,2 bi). Os clientes baixaram quase três bilhões de aplicativos em dezembro, tornando esse mês o mais bem-sucedido na história da companhia, configurando US$ 1 bilhão em vendas (R$ 2,42 bi) somente nesse período.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024