Em um espaço de 700 metros quadrados, dentro de um shopping de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, a Apple inaugura amanhã, às 11h, a sua primeira loja própria no Brasil.
Diante da expectativa em torno da abertura da Apple Store do Rio, o Village Mall vai manter suas portas abertas ao longo da madrugada deste sábado (15) para abrigar a esperada fila de consumidores.
Com duas áreas no formato de um retângulo, o padrão da loja remete de imediato a outros endereços conhecidos da empresa, como a famosa loja na 5ª Avenida, em Nova York. Segundo o vice-presidente de varejo da Apple no Brasil, Steve Cano, o interesse em torno das lojas se justifica pelo atendimento dado aos consumidores. As lojas Apple são conhecidas por ensinarem aos clientes como usar os equipamentos da empresa.
De acordo com o executivo da Apple, o plano da companhia americana é abrir muitas outras lojas no Brasil.
O preço dos aparelhos e acessórios será o mesmo praticado na loja virtual brasileira (inaugurada em 2009), onde um iPhone 5S custa a partir de R$ 2.799. Nos Estados Unidos, o preço inicial do mesmo modelo de aparelho é R$ 1548 (U$ 649).
As compras à vista terão 10% de desconto.
Em 2011, Aloizio Mercadante, então ministro da Ciência e Tecnologia (hoje da Casa Civil), negociou a vinda da Foxconn –que fabrica os produtos da Apple– ao Brasil, com a promessa de baratear os preços de iPhones e outros produtos da empresa. A fábrica foi instalada no país, mas um desacordo sobre tecnologia emperra a produção.
A Apple tem 422 lojas próprias espalhadas por Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Canadá, Itália, Austrália, China, Suíça, Alemanha, França, Espanha, Hong Kong, Holanda e Suécia. O Brasil é o 15º país no mundo a ter uma Apple Store e o primeiro na América Latina.
A companhia não quis informar o investimento feito na loja brasileira. Entre os 45 funcionários selecionados para a unidade do Rio, três passaram meses em treinamento nos Estados Unidos.
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Loja da Apple no Rio, no Village Mall, que será inaugurada no sábado (15) |
RESULTADO OPERACIONAL
O resultado do primeiro trimestre do ano fiscal de 2014 será divulgado dia 26 de fevereiro, porém, no balanço do ano passado a empresa registrou a primeira queda do lucro líquido anual em 11 anos. Foi US$ 37 bilhões (R$ 89,6 bi), um recuo de 11% em comparação a igual período de 2012.
Com relação às vendas, a companhia comercializou 33,8 milhões de iPhones nos três últimos meses de 2013, ou 26% a mais que em igual período do ano anterior. As vendas do tablet iPad atingiram 14,1 milhões de unidades contra 14 milhões de 2012.
O volume de vendas da App Store em 2013, a loja virtual de aplicativos, foi de cerca de US$ 10 bilhões (R$ 24,2 bi). Os clientes baixaram quase três bilhões de aplicativos em dezembro, tornando esse mês o mais bem-sucedido na história da companhia, configurando US$ 1 bilhão em vendas (R$ 2,42 bi) somente nesse período.