• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 12:07:58 -03

    Classe média procura marca, e não preço, diz publicitário

    DE SÃO PAULO

    19/02/2014 12h11

    Uma das conquistas da nova classe média no mercado de consumo foi acessar o mundo das marcas.

    "A classe C não quer preço, quer marca", afirmou o publicitário Luiz Lara, sócio da agência Lew'Lara/TBWA, durante o relançamento do Arena do Marketing, bate-papo sobre o universo publicitário promovido pela Folha e pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). A primeira versão do evento aconteceu de 1995 a 2001.

    Para Lara, que dividiu a Arena com o diretor-geral da graduação da ESPM de São Paulo, Luiz Fernando Garcia, sob a mediação do jornalista da Folha Morris Kachani, essa inclusão da classe C no mundo das marcas reforça ainda mais o papel da propaganda de informar, educar e entreter.

    "A propaganda brasileira educa e forma cidadania. Ensinou crianças a escovar os dentes e donas de casa a usar máquina de lavar", disse Lara.

    Na sua opinião, a publicidade, que antes ficava presa ao intervalo da programação da TV, está encontrando novos caminhos e interagindo com o consumidor em diferentes plataformas, seja na internet ou no ponto de venda. "A propaganda era uma intromissão; hoje, sobretudo com a internet, ficou mais divertida, mais relevante."

    Para ele, o jovem brasileiro que hoje vai às ruas cobrar do poder público melhorias no transporte e na saúde também exige das marcas que elas sejam mais verdadeiras e transparentes. "O futuro é o capitalismo de valor compartilhado. Tem que haver um equilíbrio entre o que você faz, diz e entrega."

    FORMAÇÃO

    A formação do profissional da publicidade também foi discutida durante a reestreia do Arena do Marketing. Para Luiz Fernando Garcia, em tempos de grandes mudanças tecnológicas, o ensino deve se voltar para a essência.

    "O avanço é uma volta ao passado. Devemos ver uma maior carga de humanidades e de economia, e ampliar o foco na formação empreendedora."

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    O publicitário Luiz Lara dá entrevista no Arena do Marketing, realizado pela *Folha* em parceria com a ESPM
    O publicitário Luiz Lara (na mesa, à direita) dá entrevista no Arena do Marketing, evento realizado pela Folha em parceria com a ESPM

    ARENA

    O Arena será realizado mensalmente no estúdio de rádio da ESPM em São Paulo, com transmissão ao vivo para alunos da ESPM em outros Estados. A cada rodada, um publicitário conversará com um jornalista e um professor da faculdade.

    A íntegra do vídeo será disponibilizada posteriormente nos sites da Folha e da ESPM.

    Os primeiros dez leitores da Folha que se inscreveram puderam acompanhar ao vivo. O leitor André Pena considerou o debate "bastante pertinente". "Deu uma grande contribuição para a indústria da comunicação", disse.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024