A Hering registrou lucro líquido R$ 101,7 milhões no quarto trimestre, resultado praticamente em linha com o do ano anterior, e de acordo com as projeções de analistas, enquanto a companhia vê um novo ano desafiador.
A média das estimativas obtidas pela Reuters apontava para lucro líquido de R$ 102,4 milhões.
"O quarto trimestre foi um pouco abaixo do que a gente esperava, apesar de o Natal ter tido vendas mesmas lojas (abertas há mais de um ano) positivas, a gente considera que o quarto trimestre foi difícil", disse à Reuters o diretor de finanças e de relações com investidores da Hering, Frederico Oldani.
Entre outubro e dezembro, a Hering registrou aumento anual de 9,9% na receita líquida, a R$ 503,3 milhões.
Na marca Hering, o desempenho das vendas do trimestre no critério mesmas lojas apresentou crescimento de 1,1% –o segmento representa a maior parte da receita bruta da companhia.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 137,6 milhões no período, alta de 3,5% sobre o quarto trimestre de 2012.
CENÁRIO
Para Oldani, 2014 tem desafios pela frente, com incertezas macroeconômicas e Copa do Mundo, o que deve ter impacto sobre os resultados no primeiro semestre.
"Copa não é uma data que ajuda o varejo (...) Na hora que você combina o cenário difícil mais calendário com Copa, a gente acha que tende ser a mais difícil, além da pressão de custos com câmbio e salários", afirmou.
O objetivo da empresa para o ano será minimizar os impactos em seus resultados operacionais no curto prazo ao mesmo tempo em que trabalha na construção de novo ciclo de crescimento para suas marcas.
Neste ano, a Hering pretende investir cerca de R$ 100 milhões, acima dos R$ 72,2 milhões em 2013. O montante será destinado a investimentos de tecnologia da informação, com modificações no e-commerce da empresa, além do projeto do novo formato da companhia, Hering For You.
A marca, destinada ao público feminino, tem inauguração prevista para o primeiro semestre, em São Paulo.
Na marca Hering, além da continuidade de expansão da rede Hering Store –com a inauguração de 70 lojas no ano e da estratégia de aumento de penetração no varejo multimarcas– o plano de crescimento de vendas mesmas lojas deve começar a apresentar impactos positivos a partir do segundo semestre.
"A gente está bastante confiante que a partir do segundo semestre as coisas começam a melhorar. O ano vai ser a combinação dos dois números. Também depende um pouco da economia", disse o executivo.