A Embraer teve lucro líquido acima das expectativas do mercado em 2013, ultrapassando algumas de suas próprias previsões para o ano passado, com recuo em despesas e melhora no resultado operacional.
A fabricante também divulgou suas expectativas para 2014, prevendo uma entrega de aviões praticamente em linha com sua estimativa para 2013, elevando apenas as expectativas para a aviação comercial, em dois aviões.
A Embraer encerrou o quarto trimestre com lucro líquido atribuível aos acionistas de R$ 607,2 milhões no quarto trimestre, mais do que o dobro do registrado um ano antes.
Em dólares, a empresa lucrou US$ 264,5 milhões, ante uma expectativa média de US$ 213 milhões em uma pesquisa da Reuters com seis analistas.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou R$ 1,253 bilhão no período, quase o dobro do registrado um ano antes. A margem passou de 16,3% para 23,7%.
Em dólares, o Ebitda totalizou US$ 543,6 milhões, ante expectativa média de US$ 361 milhões.
O lucro operacional (Ebit) também dobrou no período, para R$ 1,068 bilhão, com margem a 20,2%.
METAS ATINGIDAS E PREVISÕES
"A companhia atingiu todas suas principais estimativas para 2013, como entregas de aeronaves, receita líquida, margens operacionais (Ebit) e Ebitda, mesmo excluindo-se alguns itens não recorrentes que impactaram positivamente o quarto trimestre de 2013", informou a Embraer.
A fabricante previa uma margem Ebit entre 9% e 9,5% para 2013 e encerrou o ano a 11,8%. Para a margem Ebitda a previsão era de 13% a 14%, sendo que o dado final ficou em 16,4%.
Para 2014, a Embraer fez a mesma previsão para margem Ebit, entre 9% e 9,5%, e margem Ebitda entre 13% e 14%.
Para as entregas, a companhia prevê 92 a 97 jatos comerciais, uma alta de duas aeronaves sobre a faixa estimada para o ano passado.
Para a aviação executiva, a empresa estima a entrega de um total de 105 a 120 jatos leves e grandes, a mesma estimativa feita para 2013.
No ano passado a empresa entregou 90 jatos comerciais e 119 aviões executivos.