• Mercado

    Tuesday, 14-May-2024 16:14:19 -03

    Bolsa registra leve queda em abertura do pregão pós-Carnaval

    DE SÃO PAULO

    05/03/2014 13h42

    A Bolsa brasileira opera praticamente estável no primeiro dia de funcionamento após o Carnaval. As negociações começaram mais tarde nesta quarta-feira devido ao feriado.

    Por volta das 13h20, o Ibovespa, principal índice de ações do Brasil, caía 0,11%. Vale e Itaú Unibanco puxavam as perdas no início da sessão.

    A ação preferencial da Vale, a mais negociada, caía 1,65%, refletindo a retração nos preços de minério de ferro na China, principal destino de vendas da mineradora.

    Os preços do minério de ferro no mercado asiático atingiram seu nível mais baixo desde o final de junho, pressionados pela lenta demanda na China. O preço do minério de ferro, produto mais importado pelo país asiático em volume, recuou mais de 6% desde meados de fevereiro.

    A queda no preço ocorre ainda em um momento em que Pequim promete cortar o excesso de capacidade industrial para combater a poluição, o que pode reduzir a capacidade de produção de aço, colocando pressão no mercado.

    As atenções dos investidores estão concentradas no exterior, com dados preliminares de empregos nos EUA abaixo das expectativas e sinais de retomada na Europa.

    No ambiente externo, permanece a tensão dos reflexos da crise ucraniana nos mercados financeiros. A pressão da tormenta na região, contudo, perdeu força nesta quarta-feira e permitiu ganhos em algumas Bolsas localizadas.

    Na Ásia, a Bolsa do Japão subiu 1,2% e o índice que reúne as ações da região terminou com leve alta. Na Europa, a tendência ainda é de queda, mas menos intensa do que a vista nos dias de maior tensão na região da Ucrânia, no início da semana.

    "Embora pareça que o controle da Rússia sobre a Crimeia esteja se tornando um fato consumado, não há uma maior escalada e nenhuma sanção importante do G7 fora o não omparecimento à reunião do G8", disse Soichiro Monji, estrategista-chefe da Daiwa SB Investments em Tóquio.

    Nos EUA, os índices operam com leve ganho. O S&P 500 subia 0,05% e a Bolsa de tecnologia Nasdaq avançava 0,13%.

    DÓLAR

    O dólar opera em baixa ante o real nesta quarta-feira. O dólar à vista, referência no mercado financeiro, cai 0,21%, a R$ 2,329, e o dólar comercial, usado no comércio exterior, tem baixa de 0,63%, para R$ 2,330.

    Nesta quarta-feira, o Banco Central não fará leilão de swaps cambiais –equivalentes à venda futura de dólares– de sua programada atuação diária, retomando essas intervenções na quinta-feira.

    Com Reuters

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024