Os empresários não devem deixar de formalizar quais as obrigações de cada empresa nas parcerias que firmam.
Isso deve ser feito para que não se corra riscos, como o de um parceiro não cumprir sua parte no acordo e, com isso, atrasar uma entrega para o cliente. "O consumidor espera uma solução de você e não sabe se sua empresa depende de um parceiro", afirma Cláudio Carvajal, que é professor da Fiap (Faculdade de Administração e Informática Paulista).
Ele também recomenda que se pesquise qual a reputação que a outra empresa tem no mercado, para ter certeza que a associação não trará prejuízos para a marca.
Outro tipo de parceria que pode trazer bons resultados para as empresas é a feita com fornecedores, mas o empresário deve tomar cuidado para não concentrar demais suas compras em um único fabricante.
Uma opção pouco conhecida de acordo, segundo Haroldo Matsumoto, do Sebrae-SP, é negociar espaços privilegiados na vitrine ou na loja para produtos de certas marcas em troca de descontos nas compras.
Mas deve-se manter equilíbrio nesta relação, diz Carvajal. "A parceria com fornecedor é sempre um dilema. Você não pode ter um só, porque se expõe a riscos caso haja um problema na relação. Já se você pulveriza demais, nenhum deles se sentirá privilegiado."
[an error occurred while processing this directive]