As mídias sociais são um meio relativamente barato de criar interesse por um novo estabelecimento. O desafio é criar assunto para que as pessoas comentem sobre ele.
O ideal é se concentrar em detalhes da empresa que sejam únicos: alguma característica do atendimento ou da decoração ou certos itens do cardápio feitos com um produto inusitado, por exemplo.
"Conversa é boa com quem tem assunto. Coloque-se no lugar do seu fã: o que faria ele ter vontade de tuitar sobre isso ou de tirar uma foto e passar para a frente?", afirma Patricia Albuquerque, sócia-diretora da agência Mslgroup Espalhe.
Outra opção é contar com o apoio de influenciadores (pessoas famosas no mundo virtual e que se relacionem bem com o seu público-alvo).
"Você pode presentear um blogueiro com seu produto ou convidá-lo para o evento", afirma Luís Felipe Cota, diretor da agência Goomark.
Muitas vezes, esse tipo de relação acontece mediante pagamento. É o caso dos publieditoriais. Mas, para Albuquerque, a opção nem sempre funciona. "Se você precisa pagar, está assumindo que aquilo não é interessante."
Cota afirma que um publieditorial não tem a mesma força que uma opinião espontânea, mas pode funcionar.
"O que não pega bem é esconder que aquele é um texto patrocinado. Os leitores percebem e o produto perde a credibilidade."