• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 14:40:48 -03

    Folhainvest responde: Como investir em LCA? As regras são como as de LCI?

    DE SÃO PAULO

    31/03/2014 03h00

    A pergunta foi enviada pelo leitor M.M.C., de Belo Horizonte (MG).

    RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - A LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) são títulos emitidos por instituições financeiras a fim de prover recursos para operações no segmento do agronegócio e imobiliário, respectivamente.

    As regras são as mesmas e você poderá encontrar LCA e LCI nos principais bancos e corretoras.

    Embora instituições financeiras façam operações nesses setores para gerar lastro para emitir os títulos, o risco incorrido ao comprar uma letra é o do emissor.

    Assim, instituições financeiras com maior risco de crédito oferecerão taxas maiores para captar, e emissores com menor risco de crédito, remuneração menor.

    A boa notícia é que o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) cobre investimentos de até R$ 250 mil em LCA e LCI por CPF por instituição financeira em caso de quebra. Com isso, você poderá distribuir os seus investimentos aproveitando taxas mais atraentes no mercado.

    É muito comum o investidor comparar a rentabilidade de uma LCA ou LCI com a de ativos como CDB (Certificado de Depósito Bancário) e Operações Compromissadas. Sabendo que as
    taxas do CDB e de Operações Compromissadas têm incidência de Imposto de Renda para pessoa física e as LCA e LCI são isentas, você precisará fazer uma conta simples para comparar o ganho.

    Divida a rentabilidade líquida de impostos de uma LCA ou LCI por um menos a alíquota do IR para uma operação de mesmo prazo.

    Imagine, por exemplo, um CDB com vencimento em sete meses e taxa de 100% do CDI bruto de impostos e uma LCA com 89% do CDI líquida de imposto com o mesmo prazo de vencimento. Para saber qual a melhor opção, divida 89% por (1-0,2), o que dá 111,25%.

    Isso significa que a rentabilidade bruta equivalente da LCA seria de 111,25% do CDI bruto de impostos. Como o CDB em questão remunera só 100% do CDI bruto de impostos e representa o mesmo risco, melhor a LCA.

    Geralmente as letras são resgatáveis somente no vencimento, mas alguns bancos já emitem com liquidez diária.

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024