• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 13:52:37 -03

    Editora do álbum da Copa prevê venda recorde de figurinhas em 2014

    JOÃO ALBERTO PEDRINI
    DE RIBEIRÃO PRETO

    30/03/2014 02h00

    A Panini, multinacional italiana que detém com exclusividade o direito de produção e distribuição do álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo, prepara-se para a maior tiragem da história no Brasil.

    Devem ser distribuídos inicialmente 8,5 milhões de álbuns. A empresa não divulgou número de tiragens anteriores, mas, na Copa de 2010, na África do Sul, faltaram álbuns e figurinhas.

    Para este ano, a empresa investiu R$ 2,5 milhões na sua fábrica no país. A capacidade de produção foi aumentada para elevar a tiragem. O anúncio oficial será feito amanhã pela empresa.

    A proximidade da divulgação das informações sobre o álbum movimentou fãs nas redes sociais da internet nos últimos dias.

    Marcelo Vendas Urban, 39, que em 2005 criou o site www.trocafigurinhas.com.br, diz que, em período de Copa, o pedido de pessoas para cadastramento cresce, por dia, oito vezes, na comparação com períodos normais, quando até 30 pedem para trocar figurinhas.

    Segundo Urban, o site conta com quase 80 mil participantes, que já cadastraram mais de 10 milhões de figurinhas em mais de 1.500 álbuns de várias editoras e temas.

    Em janeiro deste ano, Gustavo Passi criou no Facebook o grupo "Álbum de Figurinhas da Copa do Mundo 2014 Panini - Troca-Troca e Encontros", que conta com 700 "curtidas". "O pessoal está combinando trocas. Já marcaram para todo sábado e domingo no Masp, a partir das 14h", disse.

    Na família Pontes, de São Paulo, a tradição de colecionar álbuns da Copa atravessou gerações.

    Genival Mouzinho de Pontes, 70, o Dida, que herdou a paixão do pai e dos irmãos mais velhos, mostra, com orgulho, os álbuns mais antigos. Entre eles, o de 1934.

    "Tenho os álbuns de 58, 62, 70. E as figurinhas foram autografadas por vários jogadores, como Pelé e Garrincha. Estou ansioso pelo álbum da Copa de 2014", diz Dida.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024