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    Para vender alto padrão, construtoras organizam eventos para a família

    DEISE DE OLIVEIRA
    ANAÏS FERNANDES
    DE SÃO PAULO

    03/04/2014 03h00

    O sorvete, o hambúrguer e o cupcake perderam espaço nos estandes de imóveis como chamariz de venda em São Paulo, sobretudo em grandes empreendimentos. Shows e espetáculos têm sido a estratégia para atrair potenciais compradores para o local do futuro condomínio.

    Pré-venda de imóveis exige atenção dos compradores

    Tiago Abravanel (interpretando Tim Maia), Palavra Cantada (canções infantis) e "Universo Casuo" (espetáculo circense com brasileiro do Cirque du Soleil) estão entre as atrações.

    A estratégia de promover "vivências" nos estandes de vendas tem em mente o perfil dos empreendimentos –voltados para a família e, em geral, de alto padrão– e reflete o momento atual do mercado imobiliário.

    Com o domínio de lançamentos de apartamentos compactos em 2013, focados em investidores, a indústria volta-se, neste ano, para o consumidor final. E investe para se reaproximar desse tipo de comprador.

    "O investidor compra até pela internet. Mas o comprador, em geral, está mais seletivo e precisa conhecer o produto, as ruas no entorno e o sistema de transporte. Por isso, é importante trazê-lo para o estande", diz Fabricio Costa, gerente comercial da construtora Yuny.

    Uma das ações programadas para apresentar a segunda etapa do Habitarte, projeto da Yuny com a Stan, no Brooklin (zona sul de São Paulo), ocorreu no último sábado (29). O espetáculo Universo Casuo levou crianças e adultos ao local do empreendimento, que terá unidades de 83 m² a 131 m².

    "Como é um produto voltado mais para a família, fazemos um evento para a família. E uma vez lá, comovido pelo clima e com a maquete disponível, o cliente tem a oportunidade de conhecê-lo melhor", diz Costa.

    Antes disso, a "semana gourmet" reuniu cerca de 500 convidados em uma estrutura de 400 m², anexa ao estande de 750 m². Nela, chefs de restaurantes renomados, como Maní Manioca, Dom Curro, Le Vin e Capim Santo, prepararam menus servidos durante o almoço e jantar (à luz de velas). Na primeira fase do projeto, Tiago Abravanel se apresentou para um púbico de cerca de 700 convidados.

    No mês passado, a construtora Even organizou o "fitness day" no Quintas da Lapa (zona oeste), projeto com unidades de 134 m², quatro-dormitórios e foco no lazer.

    "O programa começou com um preparo nutricional, seguido por um roteiro de exercícios e pós-treino", diz Amanda Pimenta, gerente de marketing da Even.

    Em uma outra iniciativa, houve show da dupla do Palavra Cantada. "É uma forma mais elaborada de atrair o público, para viver uma experiência e não só visitar e comer algo", diz Pimenta.

    O trabalho de selecionar e levar ao estande convidados "mais qualificados e alinhados" com o perfil do projeto cabe a uma promoter, que coloca à disposição seu mailing (relação de contatos).

    "O investimento é bem maior [em relação às atividades anteriores], mas o padrão do empreendimento permite", diz o executivo da Yuny.

    "100% VENDIDO"

    Esse tipo de ação promocional ocorre, em geral, entre 60 e 90 dias antes do evento de lançamento.

    Segundo as construtoras, é o momento de tirar a temperatura quanto à aceitação do projeto e também fazer a captação de possíveis clientes. É a iniciativa que permite anúncios do tipo "100% vendido no primeiro fim de semana", já que uma série de contatos foram feitos antes do lançamento de fato.

    "Não queremos lançar um fiasco", diz o executivo da Yuny. "O pré-lançamento é um esforço de represamento e captação de cliente para se chegar à venda, que é o principal objetivo."

    O lançamento fica vinculado à liberação do registro de incorporação, que determina a viabilidade construtiva, e à aceitação do projeto (leia texto ao lado). Caso a empresa veja necessidade de ajustes, os faz antes de apresentá-lo oficialmente ao mercado.

    "Só começo a venda quando estou com o registro da incorporação aprovado e registrado no cartório, e a demanda está quente", diz Eduardo Muszkat, diretor-executivo da construtora You,Inc, que oferece bicicletas elétricas para que os clientes conheçam um novo empreendimento no Jardim Paulista, na zona oeste.

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