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    Reality show quer estimular novos canais

    MARIANA BARBOSA
    DE SÃO PAULO

    06/04/2014 01h45

    O brasileiro só perde para os EUA em tempo gasto assistindo a vídeos no YouTube. São 21,5 bilhões de minutos por mês –um crescimento de 50% em relação a 2012.

    No entanto, em faturamento o país está mais abaixo, ainda que figure na lista dos dez maiores mercados do YouTube. A empresa não abre números por país.

    "O Brasil é um mercado superemergente. Há muita coisa a amadurecer, não só do lado do anunciante mas também da produção", diz Álvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube Brasil.

    Para fomentar o mercado brasileiro, estimulando a produção de conteúdo e, com isso, atrair mais anunciantes, o YouTube criou um reality show que vai ao ar na quinta-feira em forma de série de web em cinco capítulos.

    Ricardo Cardoso/Folhapress
    Professor da rede pública, Rafael Procópio ensina matemática fazendo piadas em vídeos
    Professor da rede pública, Rafael Procópio ensina matemática fazendo piadas em vídeos

    O programa foi gravado durante uma semana de treinamento com 13 canais selecionados por seu potencial de crescimento. O treinamento contou com bate-papos com a turma do Porta dos Fundos e do Galo Frito e também de anunciantes.

    O YouTube vai colocar também no ar oito videoaulas so bre monetização, desenvolvimento de audiência e produção audiovisual (sonorização, fotografia etc.). Um dos selecionados para o Creators Camp foi o Matemática Rio, de Rafael Procópio, professor da rede pública do Rio que ensina matemática fazendo piada.

    Morador do Realengo, Procópio começou na brincadeira e aprendeu a editar na raça. O canal tem quase 8.000 visualizações por dia e 49 mil inscritos. O vídeo ainda não garante o sustento –mas já mudou sua carreira.

    O Matemática Rio hoje integra o canal de educação da Fudanção Lemann no YouTube. Os vídeos são reproduzidos pelo MEC no material de ensino à distância. "Virei celebridade em congressos de educação. Agora quero fazer mestrado em inovação no ensino."

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