• Mercado

    Saturday, 18-May-2024 23:00:31 -03

    Marcha de centrais sindicais por pauta trabalhista reúne 9.000 em SP

    DE SÃO PAULO

    09/04/2014 11h08

    Cerca de 9.000 pessoas participaram na manhã desta quarta-feira (9) em São Paulo de uma marcha organizada por seis centrais sindicais. A estimativa é da Polícia Militar.

    De acordo com a Força Sindical, o número de participantes foi 35 mil, cinco mil a menos do que as centrais esperavam.

    O protesto tinha como objetivo pressionar o governo federal e o Congresso a negociar a pauta dos trabalhadores. Entre elas, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas sem diminuição de salário, o fim do fator previdenciário, a correção da tabela do Imposto de Renda e o reajuste dos aposentados.

    A concentração começou às 10h na Praça da Sé (zona central), de onde os manifestantes seguiram pela avenida Brigadeiro Luís Antônio até o vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Segundo a PM, os manifestantes começaram a ir embora às 13h30.

    Como as centrais farão separadamente as comemorações do 1º de Maio, a ideia era aproveitar a marcha para fazer uma espécie de "antecipação" da data com os pontos em comum.

    REIVINDICAÇÕES

    Além das pautas trabalhistas, alguns manifestantes defendiam os direitos dos trabalhadores rurais e sem-terra, que também participaram do protesto.

    Outras causas citadas foram a melhor qualidade do ensino, o fim da descriminação racial e da violência contra a mulher.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024