• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 06:13:58 -03

    Grupo usa busto de Eike Batista em protesto contra o consumo em SC

    JEFERSON BERTOLINI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

    11/04/2014 20h14

    O empresário Eike Batista "ganhou" um busto no centro de Florianópolis em um protesto contra o consumo e o descaso com a memória cultural da cidade.

    O "Bustox" foi colocado no pedestal destinado à imagem do pintor Victor Meirelles (1832-1903).

    A imagem de Meirelles e de outras três personalidades catarinenses foi furtada em agosto de 2013, e ainda não foi reposta.

    O busto de Eike foi colocado no local no dia 28 de março, cinco dias após o aniversário da cidade, mas até esta quinta-feira (10) não havia sido notado, o que só ocorreu depois de ser noticiado pelo portal "Terra".

    Autor do protesto, o Erro Grupo informou em seu site que o objetivo foi trazer "à tona o descaso com a memória" do patrimônio cultural. "O trabalho Bustox também pretende questionar as novas personalidades homenageadas por suas ações e benfeitorias pouco questionadas", acrescenta o texto.

    Os manifestantes não deixaram claro porque escolheram a figura de Eike Batista, mas informaram que o protesto também é uma crítica "à sociedade do consumo" e que precisavam de "uma pessoa conhecida".

    O grupo informou ter avisado a prefeitura sobre a colocação do "Bustox".

    Reprodução/Facebook/ErroGrupo
    Eike Batista vira 'monumento' em Florianópolis em protesto contra a prefeitura
    Eike Batista vira 'monumento' em Florianópolis em protesto contra o consumo e o descaso com a cidade

    FURTO

    Além do busto de Victor Meirelles, autor de quadros como "A Primeira Missa no Brasil", foram furtadas as imagens do poeta Cruz e Sousa e dos jornalistas Jerônimo Coelho e José Boiteux.

    Todas as imagens ficavam na Praça 15, um dos principais pontos turísticos do centro de Florianópolis, a 50 metros da prefeitura.

    O sumiço das obras foi notado pela administração municipal no fim de agosto. O caso foi denunciado à polícia, mas ninguém foi preso.

    A prefeitura informou que só o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) comentaria o caso. Mas as ligações da Folha não foram atendidas pelo responsável pelo órgão.

    A assessoria de imprensa do Ipuf informou que os bustos das personalidades catarinenses já estão sendo produzidos e devem ser recolocados na praça até junho.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024