• Mercado

    Monday, 06-May-2024 07:42:50 -03

    Agência de risco rebaixa nota de mais nove bancos brasileiros

    DE SÃO PAULO

    15/04/2014 10h40

    A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou na noite de ontem a nota de crédito de nove bancos brasileiros, citando o crescimento econômico menos favorável e o maior apetite por risco, principalmente das instituições públicas.

    "Consideramos que esses bancos enfrentam, agora, condições operacionais mais apertadas, as quais acreditamos que enfraqueceram seus perfis financeiros, sobretudo em termos de qualidade dos ativos e capital e rentabilidade. Esses efeitos combinados nos levaram a rebaixar os ratings", disse a S&P em nota.

    No mês passado, a agência já havia rebaixado a nota dos títulos da dívida brasileira e das empresas Petrobras, Eletrobras e Samarco –subsidiária da Vale que faz pelotas de aço.

    Ainda em março, a S&P também cortou os ratings de outras 13 instituições financeiras. Entre elas, os cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander).

    Os bancos rebaixados ontem foram: ABC Brasil, BTG Pactual, Fibra, Indusval, Intermedium, Mercantil do Brasil, Pan, Banco de Brasília e Paraná Banco.

    Foram reafirmamos os ratings do Banco Pine, do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), do Banco Daycoval, do BNP Paribas Brasil e do BES Investimento do Brasil.

    "A reafirmação reflete nossa opinião de que os perfis de negócio e financeiro dos bancos permanecem consistentes com nossos ratings de crédito de emissor atuais, mesmo após incorporarmos o impacto negativo do aumento do risco econômico e do risco da indústria no setor bancário do Brasil", afirmou a S&P.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024